Crea reivindica funcionamento de balanças nas rodovias e reforço na sinalização

Vão da ponte de Jaguari rompeu na tarde passada . Créditos: Barney Medeiros / Especial (Arquivo)

A ponte de ferro Júlio de Castilhos, que fica na entrada de Jaguari e é o principal acesso ao município, não tinha placa indicativa de peso que suportava. A estrutura desabou na tarde passada (31) durante a passagem de um caminhão bitrem e de um carro. Segundo o vice-prefeito do município, Sidnei Santos, um laudo contratado pelo Ministério Público Estadual no mês de outubro de 2014, apontou que não havia risco iminente da estrutura a curto prazo.

A ponte foi construída em 1898, trazida da Alemanha. O vice-prefeito lembra que a estrutura suportou duas grandes enchentes: em 1941 e 1984. Sidnei Santos recorda que pelo menos duas manutenções foram feitas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer): uma em 1972 e a outra há alguns anos. A prefeitura aguarda a chegada de técnicos da Defesa Civil, do Daer e da empresa responsável pelo caminhão. Somente após a retirada do veículo será possível averiguar as causas do rompimento de um dos vãos. A 12ª Superintendência Regional do Daer, de Santiago, informou que a referida ponte nunca constou no cadastro de Obras de Artes Especiais da autarquia.

CREA-RS - A partir dos últimos registros de pontes no Rio Grande do Sul, o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (Crea-RS), informa que irá exigir o funcionamento das balanças nas rodovias federais e estaduais gaúchas. De acordo com o engenheiro Melvis Barrios Júnior, o Estado precisa investir em prevenção, mas esbarra na falta de pessoal do Daer e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Ele alerta que a maior parte das pontes tem mais de 50 anos e que o governo gaúcho deve quebrar paradigmas e passar a adotar as parcerias público-privadas na manutenção das rodovias.

Engeneheiro Melvis também concedeu entrevista à Agência Rádio Web, que foi reproduzida por 70 rádios em 65 cidades do Estado. Confira o áudio.

Com informações do Clic RBS

Confira também a entrevista concedia