Frente Parlamentar sobre Pontes contará com apoio técnico do CREA-RS

Frente Parlamentar contará com apoio técnico do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Eng. Eletric. João Otávio Marques Neto, 2º diretor administrativo do CREA-RS, participou, na tarde de quinta-feira (25), do ato de instalação da Frente Parlamentar sobre as Pontes do Rio Grande do Sul. A solenidade ocorreu na Assembleia Legislativa do Estado. O objetivo da Frente é realizar, por meio de parcerias com instituições do Rio Grande do Sul, um diagnóstico da situação das pontes e viadutos sobre rodovias estaduais e federais e propor soluções para problemas estruturais.

O deputado Missionário Volnei (PR), líder da Frente Parlamentar, protocolou o pedido na Assembleia pedindo sua instalação. De acordo com o deputado, “existem cerca de 850 pontes e viadutos no Estado, sendo que nos últimos meses três deles ruíram. As cidades de Piratini, Sertão Santana e Jaguari foram prejudicadas pelas más condições dessas obras. Todos os casos poderiam ter sido evitados com uma inspeção preventiva."

O Eng. Otávio avaliou que “a sociedade gaúcha adaptou suas cidades ao uso do automóvel. Hoje, é comum termos mais de um carro por família. Somando o número crescente de veículos nas estradas à falta de inspeção, chegamos a uma situação problemática”, pondera. Para o Engenheiro, “o trânsito está abandonado”. "Somos incentivados a comprar carros e as empresas a produzi-los, mas não há um cuidado proporcional com a manutenção", lamenta.

Eng. Otávio entrega PL ao dep. Missionário Volnei

Na sequência, o Eng. Otávio entregou ao deputado Volnei um anteprojeto de lei elaborado pelo CREA-RS em 2010. O PL 41/2010, protocolado pelo deputado Fabiano Pereira, propõe o Programa de Gerenciamento de Obras de Arte Especiais (OAE). Enquadram-se nesta categoria construções como pontes, viadutos e passarelas. Com o principal objetivo de estabelecer políticas e estratégias voltadas à manutenção das Obras de Arte Especiais no Estado, executando ações de inspeção e manutenção para garantir a funcionalidade e segurança dessas obras. A entrega foi realizada com o objetivo de retomar a discussão, uma vez que o projeto não foi aprovado. O PL está arquivado desde 2010.

Entre as instituições presentes estavam a Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade, a Secretaria Estadual de Obras, Habitação e Saneamento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul, a Administração das Hidrovias do Sul, o Tribunal de Contas do Estado, a Empresa Gaúcha de Rodovias, o Movimento Ponte do Guaíba, a Associação Gaúcha dos Municípios e a Associação dos Municípios da Fronteira Oeste.