InfoFisc é apresentado aos coordenadores das Câmaras Especializadas

Eng. Marino Greco explica como funcionará o projeto, que já está em implementação . Créditos: Arquivo CREA-RS

Informatização, instrumentalização e geoprocessamento formam o tripé do projeto InfoFisc, que irá substituir o relatório em papel pelos relatórios digitais nos atos fiscalizatórios do CREA-RS. Com o uso de tablets e de softwares específicos, as coordenadas de localização do empreendimento fiscalizado providas pelo GPS interno do aparelho serão instantaneamente gravadas agilizando assim o processo de georreferenciamento e fornecendo importantes informações para análises e tomada de decisões da área. Além disso, os agentes fiscais poderão consultar, no momento da ação, o banco de dados de ART, Profissionais e Empresas registradas para uma fiscalização mais efetiva e com mais qualidade.
Sob responsabilidade da Gerência de Fiscalização, o InfoFisc foi apresentado na manhã desta sexta-feira (26) aos coordenadores de Câmaras, na reunião do grupo no CREA-RS.

O gerente do Projeto, Eng. Controle e Automação Marcelo de Souza, iniciou a apresentação destacando o momento de reestabelecimento de finanças do CREA-RS e portanto a opção pelo desenvolvimento de soluções internas para implementação do projeto, o que reduziu a expectativa inicial de gasto com uma solução externa em torno de R$2 milhões, para uma pouco mais de R$ 150 mil, recursos que vêm sendo aplicado no desenvolvimento de soluções com recursos internos próprios do CREA-RS.

Tendo o CREA-PR como referência na fiscalização através de tablets e o termo de cooperação técnica para troca de informações na área da Tecnologia da Informação e de georreferenciamento com o mesmo, o CREA-RS projeta que a partir de dezembro deste ano estará apto a realizar a fiscalização em todos os locais do RS, havendo ou não sinal de telefonia, fazendo uso dos aplicativos InfoFisc on-line e InfoFisc off-line. Em julho de 2016 pretende-se entregar o aplicativo InfoFisc híbrido, que juntará os aplicativos on-line e off-line em um só. “Nosso cronograma é entregar o InfoFisc Online em setembro, em dezembro o InfoFisc off-line e em julho de 2016 o sistema híbrido”, relatou.

Para o gestor da Fiscalização Eng. Marino Greco, o bom andamento do projeto permitirá que o Conselho gaúcho avance tecnologicamente ao mesmo tempo em que fornece melhores condições de trabalho aos agentes fiscais. Explicou, ainda, que pelo contrato com a operadora de telefonia, os equipamentos utilizados pelos fiscais poderão ser trocados a cada 18 meses impedindo que os mesmos trabalhem com tecnologia obsoleta.

Também reforçou as melhorias que serão obtidas. “Nossos fiscais já fiscalizam todas as áreas de atuação dos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea, essa ferramenta irá direcionar mais as ações fiscalizatórias e permitirá o acompanhamento em tempo real da atuação dos agentes fiscais tanto pela Gerência de Fiscalização, quanto pelos inspetores e pelas Câmaras.” De acordo com ele, com isso será possível tomar decisões gerenciais de forma mais rápida e eficaz.

Dividido em quatro etapas, o projeto já está sendo implementado com a chegada dos 85 tablets e com o desenvolvimento da tecnologia pela equipe do projeto junto à Informática do CREA-RS. Algumas ações já serviram para testar o uso dos equipamentos, como a blitz de inspeção predial em Porto Alegre e a fiscalização em silos na Inspetoria de Guaíba. De acordo com Marcelo de Souza, inicialmente apenas 10% dos agentes fiscais apresentaram algum problema pontual de adaptação, índice esse que após a aplicação de treinamentos e o uso frequente do equipamento deve ser ainda menor. Também informou que todos os equipamentos serão entregues com configuração padrão estudada e elaborada pela equipe do projeto e que na primeira semana de julho devem se iniciar os treinamentos com o supervisores da Fiscalização.