Notícia

Um debate antigo e atual ao mesmo tempo quando se trata de agrotóxicos


O artigo “Região Médio Alto Uruguai é uma das maiores consumidoras de agrotóxicos do mundo”, assinado pelo professor Tales Tiecher, doutor em Ciência dos Solo e que atua na URI/FW, publicado na edição passada, traz dados que chamam a atenção da comunidade e de profissionais da área agrária.
Tiecher alerta para os riscos de contaminação do solo, da água e do ser humano. Também comenta sobre os índices de resíduos de agrotóxicos encontrados em alimentos, o que serve de alerta, tanto para quem consome, quanto para quem produz.

Nesta semana, a reportagem do jornal O Alto Uruguai ouviu outras opiniões sobre o assunto, buscando oportunizar o debate. Como opinou o secretário de Agricultura de FW, agrônomo Lauro Somavilla, esta não é uma discussão recente e tampouco termina em breve.

O engenheiro-agrônomo, Lauro Somavilla, que além de secretário de Agricultura de FW atua como inspetor-tesoureiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (Crea-RS) na região, comenta que embora os dados sejam de 2006, a preocupação existe para mudar/melhorar esses índices apresentados pelo artigo.

– Acredito que, desde então, houve muita mudança, e para melhor. Hoje o produtor tem mais oportunidade para acessar tecnologias para melhorar a produção e resultar em alimentos mais limpos –, opina Somavilla.

Jornal O Alto Uruguai/Frederico Westphalen

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: