Notícia

Noite festiva comemora 85 anos e nova diretoria da Sergs


Eng. Melvis e novo presidente da Sergs, Eng. Moussalle. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, participou na noite desta terça-feira (29) da solenidade de posse da nova diretoria da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs) para o biênio 2015/2017 na sede social da entidade, localizada no bairro Pedra Redonda, na Capital. Assumirá a presidência da entidade o Engenheiro Civil Nelson Kalil Moussalle, que sucederá no cargo o Engenheiro Civil Hilário Pires, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS). 

Nova diretoria

Prestigiada por mais de 250 pessoas, entre autoridades e profissionais, a posse coincidiu com a comemoração do 85º aniversário de fundação da Sergs, ocorrida em 10 de junho de 1930, congregando profissionais da área tecnológica, como Engenheiros, Arquitetos, Geólogos e Engenheiros Agrônomos.

Confira a galeria completa das fotos. 

Em seu pronunciamento, o Eng. Melvis lembrou o momento em que passa o país e a importância da quebra de um paradigma dentro da Engenharia e de novos conceitos nas grandes obras de infraestrutura.

Eng. Melvis defendeu a quebra de paradigmas dentro da Engenharia

“Vivemos um ambiente completamente distorcido, sem segurança financeira, contratual e jurídica. Hoje existe responsabilização somente para aqueles que se arriscam a executar obras públicas”, declarou. Para ele, é necessária a união das entidades para que seja feito este enfrentamento, com alterações na Lei de Licitações, que hoje encontra-se desatualizada e superada. “A Sergs pode contar com o CREA-RS na promoção deste debate e neste enfrentamento difícil, mas necessário”, finalizou, parabenizando a nova diretoria.


Ex-presidente da Sergs, Eng. Hilário Pires

Primeiro a se manifestar, o ex-presidente, Eng. Hilário Pires, ressaltou o orgulho do dever cumprido ao encontrar o equilíbrio financeiro da Sergs e entregando uma entidade sustentável. Ressaltou ainda o protagonismo da Engenharia no desenvolvimento do Estado. “Temos de estar sempre nos reinventando em defesa dos profissionais da área tecnológica. A entidade deve continuar em sua constante preocupação de procurar as melhores alternativas para as questões fundamentais ao crescimento gaúcho, pois temos o conhecimento técnico-científico para contribuir com Estado”, destacou. 

Além de agradecer à gestão anterior e afirmar a continuidade deste trabalho, o novo presidente da Sergs, Eng. Nelson Moussalle, também falou do momento atual da engenharia nacional. “Com grandes empreiteiras sendo questionadas e investigadas, deve ser aproveitado pelas empresas gaúchas do setor para aumentar sua presença no mercado brasileiro. A engenharia gaúcha possui profissionais competentes, empresas fortes e idôneas e, com o apoio dos poderes públicos estadual e municipais, tem plenas condições de avançar na elaboração de projetos e na execução de obras de infraestrutura no país”, disse.


Homenagem às esposas

Ele revelou ainda que a Sergs aderiu a um manifesto lançado pelas oito entidades precursoras do Sistema Confea/Crea nacionalmente, em que é feita a defesa da Engenharia brasileira. Segundo o Eng. Moussalle, as medidas preconizadas no documento dizem respeito a contratações de obras, licenças ambientais, controles e fiscalização de obras, valorização da competência técnica dos profissionais, valorização da Engenharia consultiva e de projetos, liberação e licenciamento com maior agilidade e eliminação da modalidade pregão em licitações. “Essas providências poderão melhorar em muito os processos de contratação, baixar o custo das obras, evitar paralisações ou atrasos que são danosos à sociedade e imprimir a necessária transparência a todos os processos”, assinalou.

Ressaltou ainda as diversas experiências dos novos diretores, que trazem a vivência das universidades. “Precisamos trazer para dentro das entidades o dinamismo dos estudantes e futuros profissionais”, alertou.  “Esta nova gestão continuará a contribuir para a construção e o fortalecimento da sociedade”, finalizou. 

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RS) também parabenizou a nova diretoria, aproveitando para agradecer a acolhida da entidade, quando a Sergs cedeu uma sala quando o Conselho foi criado. Destacou ainda a satisfação em ouvir os discursos em prol de uma resposta dos profissionais da área tecnológica para o momento do país. “Tudo o que foi construído até agora não pode ficar à mercê. Este enfrentamento que todos estão propondo é a construção da materialização dos projetos dos profissionais”, avaliou, colocando o CAU à disposição da entidade. 

O ex-presidente da Sergs e 1º vice-presidente da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos (Febrae), Eng. Newton Quites, afirmou que a nova diretoria irá manter o trabalho pulsante da entidade que completa 85 anos. “Abrigamos, em nosso Conselho e associados, um capital técnico-científico muito importante e que sempre esteve à frente das principais discussões do Estado”, avaliou. 

O secretário de Estado de Obras Públicas, Saneamento e Habitação, Gerson Burman, representando o governador José Ivo Sartori, destacou que o Estado necessita de parceiros como a Sergs e o CREA-RS, na construção de ações que contribuam para o desenvolvimento do Estado. “As portas da secretaria estão abertas para o diálogo, debate com os profissionais e entidades para criar alternativas de crescimento para o Rio Grande do Sul”, apontou. 

A crise em que passa o Brasil também fez parte do discurso do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Mello, representando o prefeito José Fortunatti. “O nosso país é maior que esta crise. Já passamos por outras e também vamos superar mais esta. O importante é termos fé na democracia”, defendeu.
Também falou sobre os avanços que Porto Alegre conquistou com relação aos licenciamentos. “Sei que precisamos desburocratizar mais, mas temos de reconhecer que houve avanços”, defendeu, ressaltando ainda a responsabilidade dos órgãos públicos e dos profissionais em suas atividades.

Para o vice-prefeito, os profissionais da Engenharia têm papel fundamental para que as cidades se reinventem. “São vocês, profissionais, que podem puxar o desenvolvimento sustentável das cidades, com mais espaços públicos, levando mais bem-estar à sociedade”, avaliou. 

Também estiveram presentes o ex-presidente do CREA-RS, Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, e o atual diretor financeiro da Mútua-RS, Eng. Paulo Deni Farias

Também estiveram presentes deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais, conselheiros do CREA-RS.

Equipe de Fiscalização apresenta o InfoFisc ao deputado Adão Villaverde, também Engenheiro Civil

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: