Modernidade para as profissões em discussão pelas CEAPs

Eng. Elesbão atento a questões sobre o cadastro das instituições de ensino e a Decisão Normativa sobre atribuições profissionais em consulta pública. Créditos: Arquivo CREA-RS

Promovido entre terça e quarta-feira (7 e 8) desta semana, o encontro teve na pauta discussões sobre modelos de equivalência curricular para registro de profissionais diplomados no exterior, processos de cadastramento de instituições de ensino e educação a distância. Reuniu representantes das Comissões de Educação e Atribuição Profissional dos CREAs, estando o Rio Grande do Sul representado pelo coordenador da Comissão, Eng. Florestal Luiz Ernesto Elesbão.

O presidente do Confea ressaltou que, em diálogo com representantes profissionais do Canadá e dos Estados Unidos, foi informado de que nesses países, após o estudo a distância, o profissional recebe um registro provisório. Ele só vai receber a titulação definitiva após estágio, onde vai ter oportunidade de realizar práticas de laboratório, por exemplo. “Temos que estar dentro dessa modernidade. Temos que tomar decisões que coloquem nosso sistema de regulamentação dentro desse contexto atual. O mesmo vale para as instituições de ensino e o Ministério da Educação (MEC)”, defendeu.

Para o coordenador da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (Ceap) do Confea, conselheiro federal eng. mec. Gustavo Braz, a reunião foi proveitosa principalmente nos debates acerca da educação a distância. “Essa discussão ganha capilaridade quando envolvemos os coordenadores das Ceaps regionais”, disse. De acordo com o conselheiro federal e também integrante da Ceap eng. agr. Daniel Salati, as contribuições colhidas dos coordenadores regionais vão auxiliar no aprimoramento da legislação profissional. “Deu para perceber que a grande preocupação dos participantes é em relação a ensino a distância e ao estreitamento das relações entre Confea e MEC”, compartilhou.

Equipe de Comunicação do Confea