10 de julho: Dia do Engenheiro de Minas

Hoje, 10 de julho, é comemorado o Dia do Engenheiro de Minas, profissional responsável pela pesquisa, extração e beneficiamento de todas as classes de minérios na mineração a céu aberto e subterrâneo.
Regulamentada junto à Agronomia e à Engenharia Civil, a Engenharia de Minas é uma das mais antigas no Brasil (1876). O profissional desta área projeta e executa empreendimentos para promover seu plano de aproveitamento econômico de forma racional e sustentável. São atribuições do Engenheiro de Minas a perfuração de poços para captação de águas subterrâneas, a extração e o beneficiamento de materiais para aplicação na construção civil, aberturas de túneis, gestão de projetos e licenciamentos, perícias técnicas nas áreas de mineração e recuperação de áreas degradadas pela mineração.

A profissão está na base da cadeia produtiva e é de extrema importância devido à necessidade crescente de recursos minerais. O Engenheiro de Minas é o profissional responsável pela inovação em processos produtivos e aplicação de tecnologias para aproveitamento dos depósitos minerais, segurança nas operações minerais e rentabilidade de empreendimentos mineiros. É o profissional indispensável em órgãos que atuam na fiscalização da mineração, como o Departamento Nacional da Produção Mineral e instituições de fiscalização ambiental.

Câmara Geologia e Minas do CREA-RS

A Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CEGM) do CREA-RS analisa e decide sobre os assuntos de fiscalização e infrações ao Código de Ética de sua competência profissional. É também responsável, conforme o Art. 46 da Lei Federal n.º 5.194/66, por avaliar os pedidos de registro de empresas e elaborar normas de fiscalização relativas a seu campo.

Atuante, desde 1983, tem como coordenador o Geólogo Antonio Pedro Viero, coordenador-Adjunto Geólogo André Almeida Bastos. Conta com o apoio técnico do Analista de Processos Geólogo Gustavo Amorim Fernandes e administrativo da Célia Cristina Gomes, além de contarem com a estagiária da área Carolina Teixeira. São mais dois conselheiros titulares, além do coordenador, que são o Geólogo Ivam Luís Zanette e Eng. Minas Régis Wellausen Dias. Como suplentes, além do coordenador-ajunto, o Técnico em Hidrologia e Geólogo Robson Dos Santos Aquino e o Técnico em Eletrotécnica e Engenheiro de Minas Victor Souza Urach.