CREA-SE recebe encontro nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho

Representantes de 23 Creas participam da reunião . Créditos: Arquivo CREA-RS

Iniciou nesta quarta-feira (15), em  Aracaju, a 3ª reunião ordinária da Coordenadoria Nacional das Câmaras de Engenharia de Segurança do Trabalho do Sistema Confea/Crea, coordenada pelo Eng. Nelson A. Burille, do CREA-RS, que tem como adjunto o Eng. Marco Aleluia. O encontro prossegue até a próxima sexta-feira (17) com a participação de coordenadores titulares e adjuntos das câmaras dos Creas de todo o país no Hotel Sandrin, na Orla da Atalaia, em Aracaju

A solenidade de abertura contou com a presença do presidente do CREA-SE, Eng. Arício Resende Silva, anfitrião do encontro, do vice-presidente do CREA-SP, Eng. Nizio Cabral, e da Eng. Ana Constantina, vice-presidente do Confea. Participaram e estiveram presentes representantes de 23 Creas, entre coordenadores de câmaras, coordenadores adjuntos, representantes de plenário, conselheiros e convidados, como o Eng. Alfredo Somorovski, também do Conselho gaúcho, e do Eng. Rubem Cunha.

Durante três dias serão discutidas questões de interesse dos profissionais, como normativos e suas aplicações, projetos de lei e representatividade junto às instituições. “Desta reunião serão elaboradas propostas da área de engenharia de segurança do trabalho, as quais serão encaminhadas e analisadas pelo Confea”, explica o presidente do CREA-SE, Eng., Arício Resende.

Uniformizar e implantar o Manuel de Fiscalização de Engenharia de Segurança do Trabalho com treinamento dos fiscais é um dos assuntos em pauta. Os avanços e desafios na prevenção e proteção contra incêndio e pânico também estará em discussão.  Outro tema importante durante esses três dias de reunião se refere à definição das atribuições e atividades para preenchimento ART dos técnicos de segurança do trabalho.

O Eng. Nelson Burille, destacou também fazer parte da pauta a proposta já enviada ao MEC referente ao novo currículo de curso de pós-graduação/especialização em engenharia de segurança do trabalho.

Câmaras Especializadas - As Câmaras Especializadas dos Creas são instâncias deliberativas que representam um espaço especializado para que os profissionais e as empresas se informem, tirem dúvidas e resolvam todas as pendências no exercício de suas profissões e atividades.
Elas têm por finalidade apreciar e julgar os assuntos relacionados à fiscalização do exercício profissional e sugerir medidas para o aperfeiçoamento das atividades do Conselho Regional, constituindo a primeira instância de julgamento no âmbito de sua jurisdição.