Feevale apresenta resultados de projeto para reuso da água industrial

A Universidade Feevale realiza, no dia 3 de agosto, uma atividade para capacitar empresários, acadêmicos de graduação e pós-graduação, pesquisadores, profissionais de engenharia e meio ambiente sobre reuso de água industrial. O evento "Reuso de água industrial através da aplicação do processo de separação por membranas" acontece das 18h às 22h, no auditório do prédio Azul, no Câmpus II da Instituição (ERS-239, 2755, Novo Hamburgo).

Gratuita, a atividade é uma iniciativa vinculada ao projeto "Aplicação de processo de separação de membranas para reuso de água industrial", convênio SCIT 76/2013, que também tem o objetivo de disseminar os resultados obtidos no projeto até momento. O evento terá as palestras das professoras Norberta Pinho, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Andrea Moura Bernardes, da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, os bolsistas do mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, Carla Denize Venske, Cheila Viegas, Everton Hansen e Iona Souza Lemmertz, apresentarão o projeto.

O evento é realizado pela Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PROPP) e pelo Mestrado em Tecnologia de Materiais e Processos Industriais, com apoio do Comitê de Fomento Industrial do Polo (COFIP), da Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT). As inscrições e mais informações podem ser feitas no site www.feevale.br/materiais.

Brasil precisa promover o desenvolvimento de tecnologias limpas

O Relatório da Conjuntura dos Recursos Hídricos do Brasil, realizado pela Agência Nacional de Águas (ANA), divulgou o diagnóstico de mais de 1.700 pontos analisados quanto à qualidade das águas e revela que várias bacias hidrográficas estão comprometidas devido ao grande lançamento de esgotos domésticos e de efluentes industriais sem tratamento adequado, especialmente nas regiões metropolitanas (ANA-2011). Neste sentido, o ritmo de desenvolvimento do parque industrial brasileiro tem gerado uma crescente preocupação ambiental devido à contaminação ambiental por metais pesados e outras substâncias tóxicas.

O tratamento de efluentes é um conceito novo no Brasil, pois muitas empresas brasileiras possuem uma estação de tratamento de efluentes há menos de 20 anos. Mesmo assim, os métodos convencionais normalmente utilizados para o tratamento de efluentes apresentam algumas limitações, principalmente no que diz respeito ao atendimento aos limites residuais no efluente tratado impostos pelos órgãos de controle ambiental, os quais nem sempre são facilmente alcançados. Assim, há uma crescente necessidade de promover o desenvolvimento de tecnologias limpas no Brasil no sentido de diminuir e evitar a contaminação dos recursos hídricos, além de promover o reuso de água no setor industrial.