Fórum Tecnológico do Leite terá lançamento oficial no dia 19 de agosto

Com a proximidade da 9ª edição do Fórum Tecnológico do Leite e 5ª edição da Feira Agro Comercial, no período de 16 a 18 de setembro, a comissão organizadora promove evento para lançamento oficial da programação. Será no dia 19 de agosto, com início às 19h30min, tendo por local o Mini Auditório do Colégio Teutônia, quando serão apresentados detalhes do evento que comemora o Dia Estadual do Leite em Teutônia, data celebrada anualmente na terceira quarta-feira do mês de setembro e que enaltece a importância da bebida para a população, incentivando o consumo do alimento. As presenças para o evento de lançamento devem ser confirmadas pelo fone (51) 3762-4040 ou pelos e-mails marcio@colegioteutonia.com.br e areatecnica@colegioteutonia.com.br.

Programação do Fórum
O 9º Fórum Tecnológico do Leite possui como tema “Produção Leiteira: tendências, possibilidades e cenários”. Concomitantemente ao Fórum, com ciclo de palestras e painéis no Auditório Central do Colégio Teutônia e circuito temático dividido em quatro estações com dinâmicas práticas na Granja do Colégio Teutônia, ocorre a 5ª edição da Feira Agro Comercial, nos dias 17 e 18 de setembro. Nesses dias haverá exposição e comercialização de agroindústrias em estrutura especial disponibilizada na Sociedade Esportiva e Recreativa Gaúcho, no Bairro Teutônia, local que também deverá receber expositores de máquinas e implementos, insumos e demais tecnologias de produção do setor agropecuário.

Os palestrantes e painelistas darão foco à qualidade do leite, Normativa 62, importância do consumo de lácteos, aspectos econômicos da produção e cenários da produção leiteira. Entre outras atividades, além da inédita Escolinha do Leite ainda haverá o já tradicional Concurso de Leite em Metro.
Será uma semana inteira de programação, com atividades técnicas e inserção de eventos culturais, tendo como público-alvo produtores rurais, profissionais técnicos, lideranças, estudantes, crianças e jovens, além da comunidade em geral.

A Feira Agro Comercial deverá contar com a participação de cerca de 20 expositores, dispostos no ginásio da SER Gaúcho, com espaço para maquinário de porte na área externa, juntamente com as agroindústrias. Na Granja do Colégio Teutônia haverá quatro estações de trabalho, com o público dividido em grupos para percorrer o circuito que irá disponibilizar 20 minutos para cada estande. Com o objetivo de sensibilizar os participantes para aplicação prática, as estações deverão abordar temas como qualidade do leite, sanidade, certificação das propriedades, alimentação e nutrição, pastejo e mecanização aplicada à nutrição.

O 9º Fórum Tecnológico do Leite é uma realização do Colégio Teutônia, com a parceria de Emater/RS-Ascar, Regional Sindical Vale do Taquari, Fetag/RS, Governo do Estado – Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Associação dos Engenheiros Agrônomos do Vale do Taquari (ASEAT), Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), Nutrifarma, Cooperativa Languiru, Certel Energia, Sicredi Ouro Branco, Du Pont Pionner, Banrisul e Prefeitura de Teutônia.

Imprensa Languiru
Texto: Leandro Augusto Hamester