CREA-GO sedia reunião de Coordenadoria Nacional de Câmaras de Engenharia Civil

Encontro reúne representantes de diversos Estados e discute a padronização de procedimentos operacionais entre as Câmaras. Créditos: CREA-GO

O Crea-GO sedia, desde quarta-feira (12), em seu plenário, a 3ª Reunião Ordinária da Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC). Coordenadores e representantes das Câmaras Especializadas de Engenharia Civil dos Creas de todo o país estão no Regional goiano discutindo assuntos pertinentes à modalidade, assim como ao Sistema Confea/Crea como um todo. Conduzida pelo coordenador nacional da CCEEC, Eng. Civil João Luis de Oliveira Collares Machado, do Crea-RS, a reunião segue até sexta-feira (14).

Eng. Collares coordena os trabalhos

No primeiro dia de reunião, após os cumprimentos iniciais da mesa diretiva, composta por Collares; Lia Sá, coordenadora nacional adjunta; Francisco Almeida, presidente do Crea-GO; Flávio Correia, presidente do Crea-DF; Juares Samaniego, presidente do Crea-MT; Homero Catão e Paulo Vianna, conselheiros federais; e Diogo Veloso, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-GO (CEEC), os presentes assistiram a duas palestras, ministradas pelos presidentes dos regionais de Goiás e do Mato Grosso.

O presidente do Conselho goiano, Francisco Almeida, discorreu, na palestra “Fiscalização a serviço da sociedade”, sobre o novo modelo de fiscalização adotado pelo Crea-GO. Francisco explicou que a fiscalização realizada por meio da plataforma ArcGIS, aplicando tecnologias de georreferenciamento e geolocalização, otimiza a fiscalização, garantindo produtividade, rapidez e eficiência. O presidente ainda destacou que, aliado a outras ações do Crea-GO, como a ART Imediata e convênios com prefeituras, o novo modelo de fiscalização garante segurança à sociedade e a valorização do profissional.

Reunião é a terceira deste ano

Em seguida, Juares Samaniego, presidente do Crea-MT, tratou da “Fiscalização dos Creas face à interferência de outros conselhos”, especialmente em relação ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), que, como explica Collares, “busca para si só atribuições que não são exclusivas”. Ambas as falas foram avaliadas como bastante positivas pelos presentes. Ainda no primeiro dia, a CCEEC discutiu o relatório do Grupo de Trabalho (GT) de Educação a Distância, que está reunido no Confea, hoje e amanhã (13 e 14). Após redação de resposta e aprovação da Coordenadoria, o documento deve ser encaminhado ao GT ainda na manhã de hoje.

Para Diogo Veloso, coordenador da CEEC do Crea-GO, a reunião está sendo bastante proveitosa. “Estão todos satisfeitos com a recepção do Crea-GO e o rendimento está até acima do que esperávamos. A expectativa é de que hoje também sejamos bastante produtivos”, afirmou. O coordenador nacional da CCEEC, Eng. Civil João Luis Collares, concorda que o trabalho tem sido consistente, embasado e está atendendo aos anseios da Engenharia Civil, além de se direcionar à valorização profissional.

Para esta quinta-feira (13), além da aprovação da resposta ao relatório do GT de Educação a Distância, também estão em pauta a apresentação do relatório do Workshop da CCEEC, realizado em 16 e 17 de julho, em Salvador-BA, assim como a avaliação do evento; discussão sobre o tema “Conflitos existentes com outros conselhos de classe”, e a elaboração de estratégias em relação ao CAU; e também sobre o anteprojeto de resolução nº 001/2015, que dispõe sobre a regulamentação de títulos, atividades e campos de atuação profissional aos profissionais registrados no Sistema Confea/Crea.
Também acompanha a reunião a coordenadora-adjunta da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS, Eng. Civil Alice Helena Coelho Scholl.

Fonte: Assessoria de Imprensa do Crea-GO