RS investirá R$ 2,6 bilhões no setor rodoviário até 2014

Na foto à esq.: Eng. Capoani, secretário Beto Albuquerque e e Arq. Zimmermann. Créditos: Arquivo CREA-RS

O Plano de Obras do Governo do Estado para o setor rodoviário prevê investimentos de R$ 2,6 bilhões no período 2012/2014 com recursos próprios, federais e de financiamento do Banco Mundial, informou nesta quarta-feira (13) o secretário de Infraestrutura e Logística, Beto Albuquerque, ao falar na reunião-almoço da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul (Sergs).
Estavam presentes o dirigente da entidade, Arq. Sérgio Zimmermann; o presidente do Conselho Deliberativo, Eng. Civil Hilário Pires, também diretor financeiro do CREA-RS; o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, presidente do CREA-RS, entre outras autoridades. O secretário anunciou também que será contratado estudo para avaliar as oportunidades de novos investimentos na ampliação e duplicação de rodovias através de concessões, tendo igualmente enfatizado a importância da perspectiva de constituição de Parcerias Público Privada (PPP) para a viabilização do projeto da ERS 010, entre Porto Alegre e Sapiranga, visando desafogar o crescente fluxo de veículos na BR-116 e mesmo na futura Rodovia do Parque, em fase de construção entre a Capital e a RS 118, em Sapucaia do Sul. Em sua palestra, Beto Albuquerque informou que o Aeroporto Salgado Filho terá sua capacidade de utilização esgotada até 2020 devido às limitações decorrentes do desenvolvimento urbano, aparecendo como alternativa, além do aeroporto regional de Caxias do Sul a construção de um novo aeroporto na região de Portão/Nova Santa Rita. Já o Plano de investimentos em geração, transmissão e distribuição de energia da CEEE terá R$ 1,7 bilhão até 2014.
Na oportunidade, ainda, o secretário convidou o CREA-RS para integrar a Comissão julgadora do concurso público, a ser aberto, para a elaboração de projetos e propostas, incluindo o estudo de viabilidade econômica, para a Estação Rodoviária de Porto Alegre. Poderão participar do concurso escritórios de Engenharia e Arquitetura, que concorrerão à premiação de 1 milhão de reais.