Notícia

Câmaras de Agronomia dos CREAs se manifestam sobre desastre em Mariana


A Confederação Nacional das Câmaras Especializadas de Agronomia dos CREAs (CCEAGRO) divulgou carta onde expõe sua indignação frente ao desastre ocorrido em Mariana (MG), resultado do rompimento da barragem da empresa Samarco. No documento, as Câmaras exigem a efetiva punição dos culpados pelos órgãos ambientais, bem como ações de mitigação e compensação dos danos tanto à comunidade, quanto ao meio ambiente. 

As Câmaras também se posicionam contrárias ao Decreto nº 8.572/2015, que embora possa ter uma “nobre” intenção de amenizar o sofrimento das pessoas atingidas através da liberação de recursos do FGTS, é equivocado porque a tragédia ocorrida não se configura como desastre natural, mas sim uma grave falha humana e que demanda responsabilização e assistência financeira adequada. Por fim, as Câmaras recomendam a ampliação e qualificação do debate sobre o Código de Mineração, no sentido de revisar e readequar a legislação concernente.

O documento é resultado de reunião realizada em Brasília, entre os dias 25 a 27 de novembro, com a participação de coordenações regionais de diversos estados. 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: