Encontro em Campo Grande reúne inspetores

Eng. Melvis junto aos inspetores do Mato Grosso do Sul. Créditos: Arquivo CREA-RS

Para marcar o início das atividades do CDIN, inspetores reuniram-se em Campo Grande, nos dias 4 e 5 de dezembro, em palestras institucionais, sobre comunicação estratégica e motivação,  debates, aprovação de regimento interno e eleição de coordenadores.

O presidente do Crea-RS, engenheiro Melvis Barrios Júnior, participou do encontro apresentando as inspetorias do Rio Grande do Sul e os casos de sucesso encontrados por lá. Ele destacou que, no Estado, os inspetores, há 25 anos, são eleitos pelos profissionais e são ferramentas fundamentais para a execução dos trabalhos de fiscalização nas mais diversas áreas da Engenharia e Agronomia. “A experiência do Colégio de Inspetores no Rio Grande do Sul é uma experiência de bastante tempo e mostra resultados muito bons pro Sistema. Hoje  temos uma integração muito forte das comunidades profissionais do interior com a fiscalização. Acredito que o modelo que está sendo implantado em Mato Grosso do Sul com certeza vai funcionar de forma muito proveitosa pro Sistema”, disse o presidente.

Os inspetores elegeram como coordenador e coordenador adjunto do Colegiado, o engenheiro eletricista João Ricardo Somensi, de Naviraí, e o engenheiro civil Joelson Pereira Dib Filho, de Corumbá.
Somensi ressaltou que já há algum tempo se dedica ao Sistema, o que tem possibilita certa experiência com relação ao funcionamento do mesmo e  legislação profissional, o que facilita sua contribuição no novo modelo de gestão do Conselho. “Esse é um trabalho novo e que parte de uma total inovação.

Queremos participar compartilhando dessa visão, para trazer melhores resultados para a integração do sistema. Acredito ainda que a Aprovação do regulamento foi um marco inicial para esse novo processo”, disse Somensi.

Presidente do Crea-MS, Dirson Freitag, disse que uma das propostas para fortalecimento do CDIN é que já nas próximas eleições do Sistema no Estado, sejam também eleitos de forma direta os inspetores. “Vamos democratizar esse processo, assim já  é feito em outros Estado. Os inspetores se tornarão importantes agentes políticos e integrarão uma direção mais participativa e mais democrática”, disse Freitag ressaltando que as atividades do CDIN reunirão os inspetores bimestralmente para debates e elaboração de planos de ação.
Inspetora em Nova Andradina, a engenheira agrônoma Cornélia Cristina Nagel, disse que o  encontro foi ótimo e motivador. “É o nosso papel estar sempre atento à atuação profissional ou mesmo à ausência de profissionais à frente de obras e serviços da Engenharia e da Agronomia. Sabemos da necessidade de modernização da fiscalização e das  providências que estão sendo tomadas para esse fim”, disse.

Fonte: Setor de Comunicação do Crea-MS