Notícia

CREA-RS e TCE-RS apresentam diagnóstico de Obras de Arte Especiais do Estado


A partir da esq.: Cézar Miola e Eng. Melvis Barrios Junior. Créditos: Arquivo CREA-RS

Foi apresentado na tarde de quinta-feira (10) o diagnóstico inicial do trabalho que está sendo realizado pelo CREA-RS e TCE-RS apontando a situação da manutenção das obras de arte especiais do RS (OAE). O Conselho também apresentou dados do relatório da fiscalização em pontes, viadutos e passarelas dos 10 primeiros municípios que o Tribunal havia encaminhado requisições de documentos. Foi lançada na ocasião a Cartilha de Orientação aos municípios, elaborada pelos dois órgãos e que será publicada nos portais de ambas as instituições.

Na ocasião, o presidente do CREA-RS, Eng. Melvis Barrios Junior, destacou a importância da atuação conjunta dos órgãos de fiscalização e também o potencial do Conselho para agir na fiscalização in loco nos municípios. “Temos uma capilaridade muito boa e um grande aporte de fiscais para fazer esse levantamento físico. Certamente essa atuação conjunta resultará em benefício para a sociedade”, afirmou. Ressaltou a necessidade de as prefeituras terem cuidado com a manutenção dessas estruturas. 

Para o presidente do TCE-RS, Cézar Miola, “esse é o esforço mais importante voltado a obras da história recente do Tribunal”. Citou acidentes ocorrido nessas estruturas no Estado que mostraram a necessidade de maior aferição da situação, o que iniciou por meio do envio dos questionários às prefeituras que, de acordo com ele, confirmaram a preocupação do Tribunal. Encerrou, ressaltando mais uma vez a parceria com o CREA-RS. “Este ano esse trabalho se concretizou de maneira muito efetiva.” 

Conforme a equipe técnica do TCE-RS e do CREA-RS, a análise, neste primeiro momento, fez um levantamento da localização exata das obras, se há a adequada manutenção e se há Engenheiros como responsáveis técnicos. “Não detectamos situação de risco iminente. Obviamente, se a nossa fiscalização tivesse constatado alguma situação de risco, teríamos alertado. Nesse primeiro momento, a preocupação foi a de fazer o cadastro geral”, explicou o presidente Eng. Melvis Barrios Junior.

Resultados do CREA-RS 
Após fiscalização pelos agentes fiscais do CREA-RS de 628 obras de arte especiais, em 10 municípios, que juntos comtemplam um terço da população do estado, detectou-se: 

- Necessidade da implementação de plano de manutenção para as estruturas. 
-  As patologias mais comuns encontradas foram desgastes no concreto, rachaduras, falta de proteção de guarda corpo, obstrução por acúmulo de lixo e pontes de madeira em precariedade. 
- As OAE de periferia dos municípios estão em situação de maior carência de manutenção. 

“Nesse sentido, o trabalho em conjunto CREA-RS/TCE-RS é fundamental para a qualificação e implantação de planos de manutenção de OAE sob responsabilidade dos municípios gaúchos, seguindo os requisitos exigíveis estabelecidos na norma brasileira ABNT NBR 9452:2012, no sentido de garantir a segurança da população usuária destas estruturas”, destacou o gerente da Fiscalização do CREA-RS, Eng. Quím. e de Seg. Trab. Marino Greco. 

Por parte do Conselho participam no trabalho, além dos citados, a Eng. Civil Amélia Antunes Forte e Eng. Agr. José Humberto Socoloski Gudolle, do Núcleo Técnico de Fiscalização Crea-RS. Pelo Tribunal, participam os auditores do TCE, Engenheiros Andrea Mallman, Clauber Bridi, Marco Antônio Teixeira e Juliana Baum Vivian.

Acesse o estudo aqui e a cartilha aqui.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: