Notícia

Equipe de fiscalização atua em parques de diversões e aquáticos do Estado


Agentes fiscais entregam Selo de Fiscalização ao diretor do parque. Créditos: Arquivo CREA-RS

Responsável pela fiscalização do exercício profissional na área da Engenharia, o CREA-RS realiza fiscalização constante em locais onde é exigido o trabalho técnico. Iniciamos este ano, com a operação Verão, realizada entre os dias 04 de janeiro e 31 de março, em que estão sendo fiscalizados os parques de diversão e aquáticos, localizados no litoral gaúcho e região. A fiscalização prevê uma média de 10 vistorias, onde são conferidas as responsabilidades técnicas pela instalação e manutenção de brinquedos, além dos PPCIs dos empreendimentos.

Com capítulo específico na NBR 5926, a segurança nos parques aquáticos tem como diferencial os quesitos de tratamento de água e manutenção das piscinas, além das normas específicas para construção/manutenção dos escorregadores e sistema de filtragem.

O parque aquático Acqua Lokos, em Capão da Canoa, esteve entre os fiscalizados. Apresentando todas as ARTs solicitadas, recebeu o selo de Fiscalização do Conselho.  O diretor do parque, Fabiano Brogni, coloca o Selo em local visível para o conhecimento de seus visitantes. Segundo ele, o0 parque tem capacidade para receber até 3 mil visitantes/dia e mantém em sua rotina manutenções diárias, semanais e mensais, além da revisão anual, onde o parque é totalmente desmontado e remontado com toda a manutenção necessária. “São quatro profissionais responsáveis por suas áreas, entre eles um Engenheiro Civil, um Eletricista, um Mecânico e um Químico”, elencou o diretor.

O que o CREA-RS fiscalizaça
- Vistoria, laudo, avaliação, perícia e parecer técnico
Os laudos técnicos e as respectivas ARTs deverão ser renovados periodicamente ou para cada instalação no caso em que o parque se transfira de local. O profissional deverá anotar na ART as datas de início e término de validade da mesma.

- Instalação, montagem e manutenção
Deverá ser registrada ART para cada instalação, montagem ou manutenção. O profissional deverá anotar na ART as datas de início e término de validade da mesma. Nos parques de diversão onde houver subestação de energia elétrica, deverá haver um responsável técnico pela manutenção, sendo objeto este serviço de Anotação de Responsabilidade Técnica, renovável anualmente, firmada por profissional habilitado e registrado no CREA. 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: