Notícia

Ação estadual fiscaliza manutenção de elevadores, escadas rolantes e esteiras


O supervisor de Fiscalização Rogério de Oliveira e a agente fiscal Fernanda Delavi estiveram em shoppings da Capital . Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS realizou, entre os dias 09 e 10 de maio, uma ação intensiva de fiscalização voltada às áreas de manutenção periódica e instalação das escadas rolantes, esteiras e elevadores em edificações de todo o RS, partindo dos 43 municípios que contam com suas Inspetorias. 

Orientados pela Gerência e supervisores de Fiscalização, 75 agentes fiscais participaram da ação, realizada em prédios, shoppings, centros comerciais e profissionais, rede hoteleira, hospitais e outras edificações que possuam tais equipamentos. O objetivo foi verificar a responsabilidade técnica de empresas e/ou profissionais habilitados e com registro no Conselho para os serviços de instalação e manutenção rotineira, visando garantir a segurança de seus usuários. 

Os proprietários ou responsáveis pelos locais têm dez dias, a partir do recebimento do Termo de Requisição de Documentos e Providências (TRDP), para apresentarem a documentação solicitada, que depois será analisada pelo CREA-RS.

Porto Alegre

Na manhã desta terça-feira (10), a fiscalização esteve no Shopping Praia de Belas, em Porto Alegre, onde solicitou a documentação da empresa responsável pelos equipamentos do shopping. O Engenheiro Eletricista Igor Gibran Costa, supervisor da equipe de manutenção do empreendimento, destacou a preocupação com o estado de funcionamento dos elevadores, escadas e esteiras por onde circulam em média 25 mil pessoas por dia. “Hoje temos 11 elevadores no shopping, 2 no prédio garagem, 2 esteiras e 12 escadas rolantes. Destas, 8 são novas, trocadas na obra de expansão do shopping. Mantemos uma frequência grande de manutenção de atendimento por conta do grande fluxo de pessoas”, explica. 

Responsáveis pelos empreendimentos fiscalizados têm dez dias para entrega da documentação requisitada

De acordo com o Engenheiro, a rotina das manutenções é feita conforme a programação da empresa responsável pelos equipamentos, que mantém dois profissionais alocados no shopping. O trabalho é todo acompanhado pela equipe de manutenção do Praia de Belas, que conta com cinco profissionais da área. Além de Igor, como supervisor, atuam um Engenheiro civil e uma Arquiteta com especialização em Engenharia de Segurança como encarregados, um Engenheiro de Produção na gerência e um Engenheiro Civil como gerente-geral.    

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: