Presidente do CREA-RS ministra palestra na abertura do EENAR 2016

Cerca de 500 pessoas participaram da abertura da 4ª edição do EENAR que tem como tema "Sustentabilidade na Engenharia e na Arquitetura". Créditos: Arquivo CREA-RS

Na noite desta quarta-feira (11), o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Melvis Barrios Junior, ministrou a palestra de abertura do 4º Encontro de Engenheiros e Arquitetos do Norte do Rio Grande do Sul (EENAR), que ocorre em Passo Fundo, até hoje (12), com o tema "Sustentabilidade na Engenharia e na Arquitetura". O EENAR é promovido pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Passo Fundo (AEAPF), Universidade de Passo Fundo (UPF) e Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RS (CREA-RS) e conta com a presença de cerca 500 participantes, entre alunos e profissionais da área tecnológica.

O encontro que nasceu em 2011 foi um marco introdutório de debates acerca da Engenharia e da arquitetura do norte do Estado do RS. Em sua quarta edição, ele é um momento de atualização, reflexão, discussão e confraternização da comunidade técnica. Segundo o presidente da AEAPF, Eng. Civ. Ubiratan Oro, o evento já está consolidado na região. “O evento surgiu na associação e tomou proporções maiores, pelo apoio da universidade e do Conselho. Ele faz parte dos objetivos da nossa entidade, que é levar conhecimento e novas tecnologias para os profissionais da região”, afirmou.

O presidente Melvis levantou alguns dados que comprovam que hoje o Brasil não possui sustentabilidade tecnológica

Durante sua palestra, que teve como tema "A Sustentabilidade e o Sistema Confea/Crea", o presidente Melvis abordou alguns questionamentos e dados que comprovam que hoje o Brasil não possui sustentabilidade tecnológica, o que o impede de voltar a crescer. "Além disso, nosso país necessita investir em infraestrutura para superar a crise e voltar a crescer. Precisamos de grandes obras no Brasil e os futuros Engenheiros serão os protagonistas desse desenvolvimento, pois a Engenharia é uma das poucas áreas com a capacidades de alavancar uma nação”. Os Conselhos, como o CREA-RS, têm como objetivo principal regulamentar a profissão e lutar pelos direitos da categoria, como o salário mínimo profissional.

Ele também apontou as dificuldades que a Engenharia vive hoje, como a fragmentação na graduação e o pouco investimento em criação de tecnologias. “Temos atualmente mais de 300 títulos de Engenharia, que na minha avaliação delimitam muito o mercado e a atuação dos nossos profissionais. Além disso, não temos investimentos em tecnologia. Somos consumidores de tecnologia estrangeira e menos de 5% dos nossos Engenheiros trabalham nesse setor, no Brasil, contra uma média de 25%, em países como Japão e EUA”, explicou.

Também estiveram presentes neste primeiro dia do EENAR, alguns Inspetores da Zonal Planalto que engloba as Inspetorias de Passo Fundo, Erechim e Carazinho

Também estiveram presentes neste primeiro dia do EENAR alguns inspetores da Zonal Planalto, que engloba as Inspetorias de Passo Fundo, Erechim e Carazinho.