No último sábado ocorreram as primeiras preparatórias ao 13° CEP

Quatro reuniões preparatórias acontecem, neste sábado (14), reunindo profissionais das Zonais Alto Uruguai (Palmeira das Missões), Central (Santa Maria), Fronteira Oeste (Santiago) e Serra (Caxias do Sul).

Nesta primeira etapa, os profissionais de cada região se reúnem para discutir assuntos de interesse das categorias, sob o tema principal Sistema Confea/Crea e Mútua em defesa da Engenharia e da Agronomia Brasileiras. Também em discussão a função social e o fortalecimento da engenharia para a sociedade, a capacidade de inovação tecnológica dos profissionais, o mercado de trabalho e a carreira do profissional.

Caxias do Sul

Em Caxias do Sul, profissionais da Serra elencam temas a serem discutidos. Os trabalhos contam com a condução do presidente do Conselho Eng. Melvis Barrios Junior, do inspetor-chefe Eng. Agr. Jorge Gelso Cassina, e do coordenador do GT de Organização do EESEC Eng. Op-Eletr. Sergio Boniatti.

Ao abrir o evento, ressaltou para a importância da mobilização dos profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua para salvaguardar a Engenharia Brasileira. "Hoje o Sistema vive uma crise, tanto pelo grande número de títulos, que acarrretam na redução de atribuições por área, quanto na necessidade de modernização da legislação profissional", enfatiza aos participantes.

O Eng. Boniatti agradeceu a participação dos profissionais da região, que demostra o a necessidade de serem buscadas alternativas tangíveis para a defesa da área tecnológica. "Que deste Distrital tenhamos propostas que se concretizem para o fortalecimento da Engenharia nacional", fala.

Também entre os temas em destaque, levado junto com os mais de 30 participantes da Serra, a legislação para a exigência do pagamento do salário mínimo profissional.

Santa Maria

Em Santa Maria, profissionais discutem temas para evento estadual

Em Santa Maria, mais de 25 profissionais estiveram reunidos para a discussão. Na condução dos debates, o inspetor-chefe Eng. Civ. Airton Paula de Araújo, a membro do GT de Organização do CEP/RS Eng. Amb. Nanci Walter, também coordenadora das Inspetorias, e o coordenador do CDER-RS, Eng. Agríc. Carlos Aurélio Dilli Gonçalves, representando a diretoria do Conselho.

Santiago

Eng. Vulmar recepciona profissionais da Zonal Fronteira Oeste

Em Santiago, o debate conta com a condução do inspetor-chefe Eng. Civ. Gustavo Brum Peixoto, do membro da Comissão Organizadora, Eng. Civ. Ari Borges do Santos, e do 1º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Agr. Vulmar Silveira Leite.

Palmeira das Missões

Eng. Oro contribui com seu conhecimento do Sistema para a condução dos debates

Mais de 25 profissionais estão reunidos na Inspetoria de Palmeira das Missões para elencar propostas para o 13º Congresso Estadual de Profissionais, que acontece em junho na capital. Na abertura e condução dos trabalhos o coordenador-adjunto do GT de Organização do CEP/RS, Eng. Civ. Ubiratan Oro e o inspetor-secretário Eng. Agr. Roque Rutili.