CREA-RS solicita averiguação da CGU

Da esq.: Wilson, Cláudio e Eng. Melvis. Créditos: Arquivo CREA-RS

Com objetivo de dar transparência às ações da atual gestão, o presidente do CREA-RS, Eng. Civil Melvis Barrios Junior, entregou um relatório com irregularidades encontradas no Conselho ao chefe Regional da Controladoria-Geral da União no Rio Grande do Sul (CGU), Cláudio Moacir Marques Corrêa, em audiência realizada na tarde desta terça-feira (17). Também participou da reunião o assessor jurídico do CREA-RS, Wilson Dias de Souza.

Além do documento, o presidente apresentou questões que preocupam o regular andamento do Conselho, como por exemplo a decisão judicial que impossibilita a realização de concurso público, por falta de regramento e esclarecimentos sobre contratação pelo Regime Jurídico Único. Também, manifestou preocupação em relação a contratos firmados pela gestão anterior, em um montante superior a R$ 12 milhões, e que já estão em trâmite no Ministério Público e TCU. “Contamos com o apoio da CGU para dar maior celeridade ao rito processual e reaver montantes pagos irregularmente”, enfatizou.

A documentação foi recebida pelo chefe regional, que ficou de encaminhar à apreciação e análise do relatório, retornando ao Conselho as recomendações a serem adotadas. Ele também aproveitou a ocasião para reforçar uma das funções da CGU que é de investigar ilegalidades e avaliar resultados, quanto à eficácia e eficiência da gestão dos administradores públicos federais. “A CGU está à disposição do CREA para trabalhar em parceria e contribuir para o aperfeiçoamento da gestão”, finalizou.

Segundo o Eng. Melvis, essa aproximação com o órgão contribui para a promoção da transparência e o fortalecimento da gestão pública. “É um importante instrumento de interação com os gestores públicos para agregar valor à gestão, prevenir desvios ou evitar a má aplicação de recursos públicos”, reforça.