Notícia

Inspeção Predial: Canoas sanciona Lei


Vice-presidente Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias representou o CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

A lei nº 5.737 que dispõe sobre a expedição, obtenção e obrigatoriedade de Certificado de Inspeção Predial de Canoas foi assinada na manhã desta segunda-feira (04) no auditório Sady Schwitz pelo prefeito Jairo Jorge. Na ocasião, o prefeito também assinou o decreto nº 56 que regulamenta a lei nº 5.673 que se refere à concessão de alvará de localização e estabelece procedimentos para suas concessões.
A solenidade contou com a presença do vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e Seg. Trab. Paulo Deni Farias, que destacou ser a lei “um importante instrumento de gestão e fiscalização das edificações no município”. Também colocou o Conselho, em nome da Inspetoria de Canoas, à disposição da Prefeitura. “Estamos preocupados com a segurança da população”, destacou. Parabenizou, ainda, o prefeitor Jairo Jorge e sua vice-prefeita Beth Colombo pelo trabalho que vem sendo realizado em Canoas.
O autor da lei, o secretário do Escritório de Engenharia e Arquitetura do município Carlos Todeschini, ressaltou a satisfação e a responsabilidade de sua pasta em fazer valer e cumpri esta lei a partir de agora. Participaram ainda da cerimônia, a Subchefe de Ética e Transparência da Casa Civil, Juliana Foernges, representante do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) Fausto Steffen e do deputado estadual Nelsinho Metalúrgico.

A lei
A lei sancionada torna obrigatório o Certificado de Inspeção Predial (CIP). Encaminhado pelo Executivo, a lei foi aprovada pela Câmara de Vereadores, em sessão extraordinária, no final da tarde de quinta-feira, 31. O prefeito Jairo Jorge justificou que o principal objetivo do regramento da inspeção predial é garantir a segurança da população, tanto nos prédios residenciais quanto nos públicos e onde são realizados eventos, festas noturnas, e outras atividades de lazer.
O CIP será emitido ou renovado pela Prefeitura, por meio de seus órgãos competentes. Prédios não residenciais destinados a eventos e com capacidade para mais de 400 pessoas, ou qualquer um com mais de 50 anos, devem renovar o Certificado anualmente.
A lei foi avaliada pelo Procurador Geral de Justiça do Estado, Eduardo de Lima Veiga, a quem o governador Tarso Genro solicitou elaboração de minuta de lei para servir de orientação aos municípios. A lei aprovada em Canoas será adaptada e recomendada pela Casa Civil do Estado para outras cidades do Rio Grande do Sul.
O Certificado servirá para comprovar as condições de estabilidade, segurança, salubridade, desempenho e habitabilidade das edificações. Ficam obrigados a obter o documento o proprietário, síndico, o gestor, ou outro responsável por edificação residencial com seis ou mais pavimentos, privada não residencial, pública e edificações com mais de 50 anos. A lei também relaciona todas as exigências para cada tipo de edificação.
Agilidade
O projeto originou-se de um conjunto de normas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS). Foi protocolado em setembro de 2010 na Câmara de Porto Alegre pelo então vereador Carlos Todeschini, que no início deste ano assumiu o Escritório de Engenharia e Arquitetura de Canoas. Ele relata que, na Capital, o projeto chegou a entrar na pauta de votação, mas foi substituído por um decreto do Executivo. Todeschini apresentou a proposta ao prefeito Jairo Jorge, que imediatamente a remeteu à Câmara.
Todeschini reforça que acidentes com muros, marquises, elevadores, tubulações de água, gases tóxicos, fumaça, entre outros, poderiam ter sido evitados por vistorias periódicas, como a tragédia ocorrida recentemente em Santa Maria.
Com informações da Prefeitura de Canoas

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: