Notícia

Bioma Pampa é tema de conferência para estudantes e educadores


Especialistas do Rio Grande do Sul participarão de uma conferência na sede da FAPESP em São Paulo sobre o bioma Pampa, que corresponde a 63% do território daquele Estado. A conferência é a segunda das nove do Programa BIOTA-FAPESP voltadas para a Educação, programadas para 2013. O evento ocorre no dia 21 de março, das 13h30 às 17 horas no Auditório da FAPESP.
O primeiro encontro teve como tema Biodiversidade – conceito, valores e ameaças e ocorreu no dia 21 de fevereiro.
Participarão da conferência sobre o Pampa Ilsi Boldrini (UFRGS), Eduardo Eizirik (PUC-RS) e Márcio Borges Martins (UFRGS). Eles falarão sobre a origem, a evolução e a diversidade da vegetação e da fauna de vertebrados do bioma e sobre as principais ameaças à conservação do Pampa.
Os nove encontros programados até novembro de 2013 tratarão de conceitos e ameaças à biodiversidade dos seis biomas brasileiros – Pampa, Pantanal, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica e Amazônia –, de ambientes marinhos e costeiros e da biodiversidade em ambientes rurais e urbanos. As palestras serão realizadas para grupos de até 180 alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores.
O BIOTA-FAPESP  –  Programa de Pesquisas em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade do Estado de São Paulo  – é o programa de pesquisas criado em 1999 pela Fundação de Amparo à Pesquisa para aumentar o conhecimento sobre a biodiversidade e criar mecanismos para sua conservação, recuperação e uso sustentável.
O ciclo de conferências BIOTA 2013 foi planejado para apresentar o conhecimento gerado em 13 anos de pesquisas, em uma linguagem acessível para um público heterogêneo.
“A formação educacional sólida favorece a participação dos cidadãos nos avanços científicos e tecnológicos essenciais para o desenvolvimento social e a geração de riqueza para o País”, diz Carlos Joly, coordenador do BIOTA-FAPESP e pesquisador do Instituto de Biologia da Unicamp.
A programação pode ser conferida no site www.fapesp.br/7554 e as inscrições devem ser feitas pelo site www.fapesp.br/eventos/biota_biomapampa/inscricao.
(Agência FAPESP)

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: