70ª Semana Oficial da Engenharia será lançada amanhã na Assembleia

Encontro acontece para organizar preparativos para o Soea 2013, que ocorre em Gramado . Créditos: Arquivo CREA-RS

Com lançamento oficial marcado para amanhã, dia 17, às 19h, na Assembleia Legislativa de Porto Alegre (RS),a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e do 8º Congresso Nacional de Profissionais trouxe para a capital gaúcha os integrantes das comissões organizadoras dos eventos de maior projeção do Sistema Confea/Crea, programados para Gramado de 09 a 14 de setembro próximo. Já confirmaram presença no evento o governador do Estado, Tarso Genro, e do prefeito da capital gaúcha, José Fotunatti.
Coordenada pelo presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, a 4ª reunião conjunta das comissões - programada para hoje, 16, e amanhã -, tem entre os itens de pauta o detalhamento do projeto para ocupar o Centro de Convenções ExpoGramado onde os eventos acontecerão.
Tradicionalmente acompanhada de uma exposição de produtos tecnológicos, a 70ª edição da SOEA ocupará os 13.400m² do Centro de Convenções de Gramado, sete mil deles destinados à exposição que abrigará também estandes dos Creas, entidades nacionais.
Os cerca de três mil participantes esperados assistirão as cerimônias de abertura e encerramento da 70ª SOEA e do 8º CNP no auditório maior, com capacidade para 3.165 pessoas. Nos dias seguintes, os principais painéis tambémserão apresentados nesse espaço.Mais dois auditórios, sete salas modulares para reuniões entre 30 a 100 integrantes abrigarão as atividades programadas.(link do evento com a programação)
Na tarde do dia 09, o lançamento do selo alusivo à Semana e aos 80 anos que o Sistema Confea/Crea comemora este ano, precede a abertura do evento.
Tendo como tema central “A valorização profissional para o futuro do pais”, a 70ª SOEA terá uma programação alimentada por palestras e debates em torno da legislação profissional, sobre a participação do Sistema Confea/Crea na tomada de decisões junto aos governos municipal, estadual e federal, por exemplo.
Realizado a cada três anos, o CNP, em sua oitava edição, acontecerá de 12 a 14 de setembro, na sequencia da Semana. O 8º CNP será dividido em duas etapas – a 2ª em Brasília, dias 11 e 12 de novembro próximo.
Os 728 delegados do Congresso discutirão temas em torno do Marco Legal que rege as atividades profissionais reunidas pelo Sistema Confea/Crea.
Informações sobre o 8º CNP podem ser acessadas www.cnp.org.br

Decisões - Coordenada pelo anfitrião da 70ª Soea, o presidente do CREA-RS Eng. Luiz Alcides Capoani, a 4ª reunião ordinária do grupo, tem como na pauta também questões administrativas da Soea e do 8º CNP.
O layout da ExpoGramado, desenhado para abrigar as atividades da Semana, foi analisado sob diversos aspectos – da posição e tamanho dos estandes até oscuidados com a segurança.
Para Gramado, entre as decisões da comissão organizadora nacional está a exigência de os participantes da 70ª SOEA chegarem no domingo, dia 08, Já que os trabalhos começarão na parte da manhã de segunda (09). Cada Crea terá 9 metros quadrados para montar seu esdtante.
Falando pela coordenação da Comissão do Mérito – que anualmente escolhe os nomes indicados a receber as honrarias do Sistema Confea/Crea – o Eng. Walter Logatti informou que a produção do livro do Mérito, que registra a vida de cada homenageado, assim como a das medalhas entregues na noite de abertura da 70ª Soea , já está sendo providenciada.
Além do presidente Capoani, estão presentes o Téc. Eletroelet. Ricardo Nascimento, coordenador do Colégio de Entidades Nacionais; o Eng. Agr. Juarez Morbini, coordenador da Câmara de Agronomia do RS e representante de todas as Câmaras Especializadas do Sistema Confea/Crea; o Eng. Civ. e Seg. do Trab. Flávio Correa,  presidente do Crea-DF e anfitrião da última Soea; Eng. Eletric. Edson Macedo, assessor do 8º CNP; Eng. Civ. Luiz Pelligrini, superintendente do CREA-SC, Sandra Padilha, secretária do CNP, Renato Costa, secretário da Soea, e Eng. Agr. Cláudio Calheiros, presidente da Mútua nacional.

Perspectivas e Expectativas – Além do lançamento da 70ª Soea, da reunião das comissões organizadoras da Semana e do 8º CNP, o CREA-RS preparou a reunião do Colégio de Presidentes dos Creas e do Confea.
Para Capoani, presidente do Conselho gaúcho, “são boas asperspectivas com relação ao debate sobre a atualização da legislação e que será travado em Gramado. Já agora os encontros precursores estão colocando o tema em discussão em todo o país. Marco Legal e a valorização profissional para o futuro do país são temas constantes e sempre atuais”.
“Em setembro, teremos no Rio Grande do Sul, cerca de três mil profissionais de todo o país interessados em participar ativamente do desenvolvimento nacional. Com boas perspectivas sobre os profissionais e a sociedade, as expectativas sobre o evento são as melhores possíveis. Vamos definir o Brasil que a gente quer, com qualidade de vida para seus cidadãos”, afirma Capoani.
Com chegada confirmada para hoje à noite em Porto Alegre, o presidente do Confea, Eng. Civ. José Tadeu da Silva, participa da reunião das comissões agendada para amanhã e se prepara para coordenar a reunião do Colégio de Presidentes.
Para José Tadeu, que vem defendendo a atualização da legislação que rege as profissões reunidas pelo Sistema Confea/Crea junto a senadores e deputados federais em seguidas audiências, lembra que:
“Os 500 alunos atualmente matriculados nos cursos de engenharia existentes no país, entrarão num mercado de trabalho cada vez mais disputado e precisam encontrar uma legislação que corresponda às suas expectativas quanto às atividades que irão exercer”.

Maria Helena de Carvalho e Jô Santucci
Gerência de Comunicação Social do Confea e Assessoria de Comunicação do Crea-RS