Engenheira Ambiental Nanci Walter é eleita a primeira mulher presidente do CREA-RS

Créditos: Arquivo CREA-RS

A Eng. Ambiental Nanci Walter foi a mais votada nas eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua como nova presidente do Conselho gaúcho, que ocorreu nesta quinta (1), com urnas nas 44 Inspetorias e na sede em Porto Alegre.

Veja a cobertura fotográfica das eleições em todo o Estado.

Com 3.526 votantes, o pleito ocorreu das 8h às 19h e definiu ainda os cargos de presidentes do Confea e diretores gerais e administrativos da Mútua Caixa de Assistência dos Profissionais.

Para a realização eleições, foram mantidas todas as medidas preventivas apontadas pelos órgãos de saúde e protocolos sanitários visando à segurança dos profissionais votantes e mesários em todas as Inspetorias e Sede do CREA-RS.

Ex-coordenadora da Inspetorias, a Eng. Ambiental Nanci Walter, primeira mulher eleita na modalidade em todos os cargos do Sistema Confea/Crea e Mútua, ganhou com 1.200 votos. O segundo colocado, Engenheiro Mecânico Alexandre Wollmann, recebeu 829 votos. Em terceiro lugar, o Eng. Civil Luiz Alcides Capoani, com 697 votos; em quarto, a candidata Alice Scholl, com 480 votos; e em quinto Eng. Agrônomo Ivo Lessa, com 286.

Para presidente do Conselho Federal (Confea), o mais votado no Rio Grande do Sul, com 1.317 votos, foi o Eng. Civil Joel Krüger, atual presidente do Confea.

Também foi eleita a conselheira federal – modalidade Agronomia, Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha e o Engenheiro Agrônomo Luiz Claudio Ziulkoski (suplente), com 1.799.

Para o diretor-geral da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA-RS foi eleito o Geólogo e Eng. Seg. do Trabalho Pablo Souto Palma, com 1.589 votos e para Diretor Administrativo da Mútua, o Eng. Civil Gilmar Piovesan, com 3.015 votos.

O mapa geral de apuração e a ata final da eleição serão publicados no portal do CREA-RS até o dia 5 de outubro. A Comissão Eleitoral Federal terá até o dia 23 de outubro para consolidar os dados e informações, encaminhando ao Plenário do Federal a proposta de homologação dos resultados. E até o dia 30 de outubro, o Plenário do Confea deverá homologar os resultados das Eleições 2020. Os mandatos são de três anos, gestão 2021/2023 e os cargos honoríficos.

Engenheira Ambiental Nanci Walter

Graduada em Engenharia Ambiental pela Ulbra – Canoas (RS), a Eng. Nanci foi ex-vice-presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Esteio CMDU – revisão do Plano Diretor (2013-2017); presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Esteio - Comam (2012-2013/2019-2020 – atualmente desincompatibilizada da função). Inspetora-chefe da Inspetoria de Esteio CREA-RS (2013-2014). Representante da Zonal Sinos CREA-RS (2015). Coordenadora das Inspetorias CREA-RS (2016-2019). Conselheira suplente na Câmara Especializada de Engenharia Civil (2020/2022 – desincompatibilizada). Foi homenageada na Câmara de Vereadores de Esteio no Dia da Mulher; e recebeu o Prêmio Anual, concedido em julho de 2013 pelos Bombeiros de Esteio.