Comissão define data de lançamento e tema central da Soea Connect

“A pandemia: aprendizados e desafios para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” é o tema proposto para permear os debates da Soea Connect, a ser realizada de 15 a 17 de setembro deste ano. A proposta foi deliberada durante reunião da Comissão Organizadora da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (ConSoea), em 23 de abril. A deliberação ainda passará por apreciação da Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais) para posterior aprovação do Plenário Federal.

“A pandemia trouxe muitos desafios para todos os setores da sociedade e com a Engenharia e a Agronomia não foi diferente: a construção dos hospitais de campanha, o transporte de insumos para confecção de vacinas, a manutenção do escoamento de alimentos, tudo isso teve de ser repensado e adaptado. É, portanto, um tema muito rico para nossa Soea Connect”, avaliou o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger.

Da mesma opinião partilha o presidente do Crea-GO, eng. civ., agric. e seg. trab. Lamartine Moreira. “A pandemia nos fez pensar fora do que estávamos acostumados. O desenvolvimento econômico foi prejudicado e ressaltou-se a importância do engenheiro dentro dos hospitais, mostrando seu know-how, o engenheiro agrônomo não parou, a pandemia nos ensinou muito. Trataremos sobre o que aprendemos com ela e o que podemos aplicar no futuro próximo”, completou.

Goiânia sediará a estrutura física do evento, que receberá poucos representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua para acompanharem presencialmente. A definição de quem seriam as lideranças presentes também foi tema da reunião da última sexta-feira. Em princípio, participarão presencialmente os membros da Consoea e da Comissão do Mérito, um conselheiro federal, um representante do Congresso Técnico e Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc), um presidente de Crea, um presidente de Entidade Nacional, um coordenador nacional de Câmara Especializada, um representante da Mútua e três homenageados do mérito e seus acompanhantes. Esta lista poderá ser reduzida em observância às normas sanitárias estabelecidas pelos decretos governamentais.

Lançamento

Outro item deliberado na reunião foi a data de lançamento da Semana – a proposta é realizar a solenidade no dia 15 de julho, às 17h, com transmissão pelos canais digitais do Confea nas redes sociais. Assim como o tema e a lista de participantes presenciais, a data também deve ser apreciada pela Cais e aprovada pelo Plenário. “Será a oportunidade de difundirmos o que realmente será a Soea Connect”, pontuou Lamartine durante a reunião.

Inscrições e envio de trabalhos

Na última sexta-feira, os integrantes da Consoea debateram, ainda, a programação, que está sendo trabalhada para integrar autoridades de organismos internacionais e lideranças nacionais. Além de Krüger e Lamartine, integram a Comissão o coordenador da Cais, conselheiro federal eng. eletric. Daniel de Oliveira Sobrinho; o chanceler da Comissão do Mérito, conselheiro federal eng. eletric. Jorge Bitencourt; o representante do Colégio de Entidades Nacionais, eng. eletric. Auro Doyle Sampaio; e a representante das Coordenadorias Nacionais de Câmaras Especializadas, eng. civ. Carmem Eleonôra Cavalcanti Amorim Soares.

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea