Representantes da Abergs visitam CREA-RS

Representantes da Associação de Bombeiros do Estado do Rio Grande do Sul (Abergs), coordenador geral adjunto 1º Sargento Ubirajara Pereira Ramos e coordenadora de secretariado Major Cristiane Nunes de Oliveira, estiveram em visita ao CREA-RS, nesta quarta (05). Recepcionados pela Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente, e pelo Eng. Civ. Nelson Kalil Moussalle, 1º diretor administrativo, trataram sobre questões atinentes à segurança e prevenção contra incêndio no Estado.

Segundo a Abergs, após a Lei Kiss a segurança contra incêndio melhorou muito, pois não tendo ocorrido incidentes graves e com mortes. “Nossa entidade é muito representativa, pois conta com 70% da associatividade do efetivo, em torno de 2.100 sócio”, destacou Ubirajara.

Ao tratar sobre a Lei Kiss, Eng. Nanci explanou sobre a tramitação do PLC 39/2020 e que o posicionamento do Conselho é contrário, haja vista não ter amparo legal e também fragilizar a legislação atual, tanto estadual como federal. Explanou sobre a agenda parlamentar que o Conselho está fazendo junto aos deputados integrantes da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, contando com o apoio do CAU/RS e de demais entidades da área.

Aproveitando, a presidente do CREA-RS solicitou apoio da Abergs ao posicionamento do Conselho sobre PLC 39/2020, que declarou ser apoiadora.

Ubirajara também relembrou o importante apoio do CREA-RS à época da emancipação do Corpo de Bombeiros e aproveitou para solicitar apoio novamente acerca da tramitação do PLC 143/2020 na ALRS, que prevê a regulamentação da atividade de Bombeiro Voluntário. Segundo os representantes da Associação esse assunto é muito preocupante no momento em que coloca voluntários para exercerem uma atividade de segurança, que requer um preparo e treinamento.

A presidente concordou em apoiar o posicionamento da Abergs sobre o PLC 143/2020, sob a justificativa da preocupação, principalmente com a segurança da sociedade.