Notícia

CREA-RS participa da reunião da Comissão que acompanha investigações do incêndio no prédio da SSP


Créditos: Arquivo CREA-RS

Segunda-feira (30), dando seguimento às reuniões da Comissão de Representação Externa que acompanha as investigações do incêndio do prédio da SSP, a deputada estadual Luciana Genro (PSOL) ouviu representantes da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul (ABERGS), do Instituto Geral de Perícias (IGP), do Sindicato dos Arquitetos (SAERGS) e o dos Engenheiros (SENGE), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) e do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

Como coordenadora da Comissão, Luciana Genro questionou as entidades técnicas e bombeiros sobre a rapidez com que o fogo consumiu o prédio, bem como que medidas poderiam ser tomadas para evitar que tragédias desse porte se repetissem. “É preciso uma fiscalização externa e ao mesmo tempo buscar soluções que venham a contribuir para que esse tipo de tragédia não se repita. Vamos trabalhar para produzir um relatório que avance o máximo possível dentro dessas circunstâncias, aproveitando todos os elementos que vocês nos trouxeram para fazer alguma proposta que ajude a minimizar os riscos e tragédias no futuro,” disse a deputada.

Deputada Luciana Genro (PSOL) coordena a Comissão de Representação Externa que acompanha as investigações do incêndio do prédio da SSP

Presente à reunião, a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, ressaltou que é preciso ter bastante cuidado ao apontar o dedo para um culpado, especialmente em casos que envolvem vítimas. “Temos que aguardar o resultado da perícia, ter muito cuidado de falar de sistemas técnicos, de onde foi o problema, porque levou tão pouco tempo. Que a gente possa aqui construir e ver mais saídas, evitando que aconteçam acidentes como esse. Agora identificar e apontar o que aconteceu depende de muita responsabilidade e esperar o laudo conclusivo do IGP”, salienta.

Diretora Geral do IGP, Heloisa Kuser, explicou que as informações dos laudos ainda não podem ser divulgadas


A diretora-geral do Instituto-Geral de Perícias, Heloisa Kuser, presente à reunião, lembrou que a área administrativa do IGP estava no prédio que foi consumido pelo fogo. Ela explica que o IGP conta com uma equipe de engenheiros especializados na área de incêndios, que estão trabalhando no laudo, que ainda não pode ser divulgado. “O laudo pericial geralmente é demorado, pois é uma pesquisa técnica. Não podemos divulgar informações que deem prejuízo ao trabalho de investigação. Nosso laudo complementa a investigação feita por quem preside todo o inquérito, nesse caso, o delegado,” informou.

Também falando pelo IGP, Alvaro Bitencourt explicou que a equipe que está realizando a perícia é multidisciplinar, contando com engenheiros civis, metalúrgicos, químicos e eletricistas, que buscam entender tecnicamente o que aconteceu no incêndio da SSP. A previsão é de que o laudo da perícia seja finalizado em mais de 30 dias.

Marcelo Mazzuco, engenheiro e perito criminal do IGP, complementou dizendo que esse trabalho é meticuloso, já que um desastre é multifatorial, sendo um somatório de várias questões que acontecem para que desencadeie um colapso total da estrutura. “Seguiremos apurando as hipóteses e confrontando elas com os documentos. Geralmente não se projeta uma estrutura para resistir eternamente a um incêndio, mas existe um tempo mínimo de resistência ao fogo para cada tipo de estrutura. É multifatorial, como o uso da edificação, a quantidade de material combustível dentro do prédio, possíveis patologias existentes na estrutura e o próprio dimensionamento da estrutura. Mas essa análise está sendo feita, é algo em que estamos trabalhando bastante,” disse.

Eng. Nanci destacou, ainda, que as entidades devem aproveitar a oportunidade e discutir o PLC 39, que tramita na Assembleia Legislativa e versa sobre alteração da Lei Complementar n.º 14.376, que estabelece normas sobre Segurança, Prevenção e Proteção contra Incêndios nas edificações e áreas de risco de incêndio no estado.

Reforçando sobre a questão do PLC 39, mencionado pelo CREA-RS, o assessor institucional do CAU, Fausto Leiria frisou que a tragédia poderia ter sido ainda pior, se tivesse acontecido no horário de expediente e os trabalhadores estivessem no local, e disse que não é possível aceitar que de maneira “irresponsável e eleitoreira” esteja se propondo algo como esse Projeto de Lei 39/2020.

“A saída dessa situação só tem um caminho: que é o caminho técnico. Na hora que pega fogo, quem vai combater são os bombeiros. Quem pode entender e projetar algo adequado para evitar que as tragédias se repitam são os engenheiros e os arquitetos. Não podemos tratar da vida humana com essa irresponsabilidade de um jogo entre oposição e situação. Isso é um absurdo!” afirmou, sugerindo a criação de uma subcomissão para discutir todos os projetos que envolvem a Lei Kiss e o PLC 39 em bloco.

oordenador geral da ABERGS, Tenente Coronel Ederson Franco, pontuou a necessidade de revisão na legislação

O coordenador-geral da ABERGS, tenente-coronel Ederson Franco, pontuou a necessidade de revisão na legislação de prevenção de incêndios e afirmou que a entidade busca a elucidação da tragédia da SSP. Ele destacou que infelizmente medidas preventivas estruturais somente são pensadas com seriedade quando ocorrem esses eventos, bem como a atenção ao Corpo de Bombeiros e suas estruturas.

A major Cristiane Nunes, coordenadora de secretariado da ABERGS, pontuou que é prematuro apontar algumas questões, uma vez que a entidade não teve acesso aos documentos que permitiriam uma análise mais técnica das investigações que estão em andamento. Ela reforçou a revelação já feita pelo comando dos Bombeiros e confirmada pela Polícia Civil de que o sistema hidráulico de prevenção do incêndio da SSP estava inoperante, não sendo disponível para uso imediato de combate ao incêndio.

O coordenador-adjunto da ABERGS, sargento Ubirajara Ramos, lembrou que atuou junto aos dois bombeiros que perderam a vida no combate ao incêndio da SSP e destacou a preocupação – como profissional e representante de uma entidade – com a falta de políticas públicas voltadas para o Corpo de Bombeiros, que mais do que proteger o patrimônio tem como missão preservar vidas.

“Sabemos que a instituição tem feito o melhor na aquisição de materiais, mas ainda faltam equipamentos para a corporação. Existe a falta de políticas no âmbito da segurança pública que contemplem o Corpo de Bombeiros. É preciso mecanismos eficazes para salvar vida, manter patrimônios e proteger os bombeiros enquanto trabalhadores,” explica Ubirajara. O sargento destacou ainda a necessidade de pensar questões de assistência psicológica aos profissionais.

O engenheiro João Leal Vivian, representando o SENGE, retomou a antiga luta das entidades pela criação de um mecanismo similar a um Termo de Ajuste de Conduta, um modelo alternativo para avanços e soluções para efetiva aplicação de segurança contra incêndios. “De certa forma as flexibilizações estão sendo baseadas em justificativas econômicas e ideológicas. Mas entendemos que temos aspectos técnicos por a legislação ser prescritiva. Precisamos discutir modelos por desempenho baseados em engenharia de segurança contra incêndios, mantendo o compartilhamento de responsabilidade,” salienta João.

Para o presidente da SAERGS, Evandro Medeiros, é urgente falar da presença técnica na discussão do PLC 39 no Legislativo, como foi feito quando a Lei Kiss foi criada. O arquiteto entende que, no momento em que se defende tanto a ciência, é preciso utilizar-se da ciência também para pensar a segurança. “A gente tenta prevenir, combater com equipamentos dentro da edificação, evitar a propagação. Mas ao chegar no local é preciso que os bombeiros possam atuar com segurança. Queremos liberar as edificações ou tornar elas seguras contra incêndio? Não se deve priorizar o alvará, mas a segurança contra incêndios,” finalizou.

Com informações www.lucianagenro.com.br

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: