Notícia

Simpósio discute recuperação das áreas degradadas


Durante três dias, comunidades acadêmica e científica, além de ambientalistas, empresários, autoridades e jornalistas especializados discutem alternativas para setor que movimenta US$ 50 bilhões e gera 2,5 milhões de empregos no Brasil
Especialistas de referência nacional participam do evento que acontece na esteira das discussões da Rio+20
RIO DE JANEIRO, 4.7.2012 - O setor de mineração que responde pela movimentação de US$ 50 bilhões e gera 2,5 milhões no Brasil é foco do 9º. Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (SINRAD) que acontece no Rio de Janeiro de 10 a 13 de julho. Considerado um dos mais importantes do calendário do setor ambiental, o evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE) e reunirá membros das comunidades acadêmica e científica, além de ambientalistas, empresários, autoridades e jornalistas especializados.
Entre os convidados estão os ex-ministros do Meio Ambiente Marina Silva e Carlos Minc (atual secretário de meio ambiente do Rio de Janeiro), além da senadora Katia Abreu e da jornalista Miriam Leitão que discutem, por exemplo, o Código Florestal sob a ótica da Rio+20 e o impacto na recuperação de áreas degradadas.
O simpósio também discutirá alternativas para recuperação ambiental decorrentes do impacto das atividades de mineração e agropecuárias, através do uso de sistemas agroflorestais, obras viárias, além de barragens. Gestão ambiental em portos, recuperação de áreas queimadas e as implicações da silvicultura nos grandes empreendimentos florestais estarão na pauta.
Em paralelo, também acontece o 1º Workshop sobre Metodologias e Controle de Custos na Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração. Neste evento, os  participantes terão contato com a metodologia que permite avaliar as práticas e atividades que influenciam os custos da recuperação de áreas degradadas pela mineração e os métodos para controle conhecidos. A proposta da SOBRADE é iniciar um trabalho para definir componentes e custos como referências para a contratação e execução desses serviços.
Segundo o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), o segmento de mineração do Brasil movimentou em 2011 o total de U$ 50 bilhões , um resultado 28% maior que o registrado em 2010.  Já dados do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) indicam que, para cada posto de trabalho no segmento, são criadas outras 13 vagas ao longo da cadeia produtiva, fora os empregos indiretos, o que soma 2,1 milhões de empregos gerados em 2011.
As inscrições podem ser feitas diretamente do site da SOBRADE: www.sobrade.com.br ou pelo telefone (41) 3360-4256 .  O 9º. Simpósio Nacional de Recuperação de Áreas Degradadas (SINRAD) e o 1º Workshop sobre Metodologias e Controle de Custos na Recuperação de Áreas Degradadas pela Mineração são organizados pela Sociedade Brasileira de Recuperação de Áreas Degradadas (SOBRADE), com apoio da Universidade Federal do Paraná e do Rio de Janeiro, Embrapa Florestas, Embrapa Agrobiologia, CREA-RJ, Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF) e patrocinío de MNR, Petrobras e VALE.

LOCAL DO EVENTO: Centro de Pesquisas e Desenvolvimento - CENPES / PETROBRAS
Avenida Horácio Macedo, 950 - Cidade Universitária, Ilha do Fundão, Rio de Janeiro (RJ)

PROGRAMA
DIA 11 DE JULHO
14h00 - Abertura Oficial. 14h30 - Mesa Redonda 1: RIO+20 e Código Florestal: Dividendos e Implicações para a Recuperação de Áreas Degradadas (Convidados: Marina Silva, ex-ministra de Meio Ambiente, Carlos Minc, secretário de meio ambiente do Rio de Janeiro, Katia Abreu, senadora, e Miriam Leitão, jornalista) 16h00 - Intervalo 16h30 - Mesa Redonda 2: Desafios Técnicos, Institucionais e Éticos para a Recuperação de Áreas Degradadas (Ricardo Valcarcel -UFRRJ, Julia Kishida Bochner-INEA-RJ) e Tereza Urban, jornalista especializada em Meio Ambiente, de Curitiba) 

DIA 12 DE JULHO 8h30 - Biodiversidade e Silvicultura (Ivone S. Namikawa, da Klabin) 9h10 - O Fator Custo na RAD (Julio Skalski Jr.) 10h10 - Intervalo. 10h30 - Boas Práticas para Ambientes Urbanos Sustentáveis (Reinaldo Pilotto, da Prefeitura Municipal de Curitiba) 11h10 - APPs Fluviais: Elementos para Restauração (Gustavo Ribas Curcio, da Embrapa Florestas) 12h15 - Intervalo. 14h00 - Sistemas Agroflorestais como Oportunidade Socioeconômica e Ambiental para Recuperação de Áreas Degradadas (Ivan Crespo-UFPR-CEPLAC) 14h40 - Recuperação de Áreas Queimadas (Marcos Pedro Ramos Rodriguez, Universidad Pinar Del Rio-Cuba) 15h20 - Reabilitação de Áreas Alteradas através da Introdução de Plantas Resgatadas de Campos Rupestres ( Vitor Cabral e Ramon Braga, da VALE) 16h00 - Intervalo. 16h30 - Produção de Gás, Óleo e Biocombustível Sustentáveis (CENPES-Petrobras) 17h20 - Restaurando com Espécies Comerciais (Ricardo R. Rodrigues, da ESALQ-USP) 18h00 - Sustentabilidade Ecossistêmica na Atividade Florestal (Renato M. de Jesus-Simbyosis)

DIA 13 DE JULHO 8h00 - Recuperação de Substratos Edáficos (Sergio M. de Faria, da Embrapa Agrobiologia)
8h40 - Sustentabilidade na Restauração de Dunas, Restingas e Mangues ( Maria Otavia Crepaldi e Schirley Costalonga, do Instituto Estadual de Meio Ambiente do Espírito Santo, e Geraldo Eisyng, consultor) 9h40 -   RAD em Moçambique: Desafios e Oportunidades (Natasha Ribeiro-UEM-Moçambique) 10h20 - Intervalo 10h40 - Uso da Fauna na Restauração (Graziele Hernandes Volpato, doutoranda da UFV) 11h20 - Reabilitação e Conservação Ambiental em Rodovias (Alex Bager, da UFLA) 12h00 - Recuperação e Conservação Ambiental em Portos (Sergio Pompeia, do CPEA) 12h40 - Intervalo
14h00 - Apresentação Oral de 41 Trabalhos Voluntários. Serão apresentados oralmente em 4 salas distintas e agrupados por temas. Durante o evento estarão expostos mais 81 trabalhos aprovados na modalidade de posters.
17h30 - Sessão de Encerramento

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: