Notícia

Sociedade de Agronomia do RS completa 80 anos


Créditos: Sargs

A organização profissional na área da agronomia do RS vinha sendo construida antes do final do século XIX, passou a ser mais efetiva nas primeiras décadas do século XX. Em 1933, precisamente no dia 12 de Julho foi criado o Sindicato Agronômico do Rio Grande do Sul, sucedendo Associação de Agrônomos do Rio Grande do Sul, fundada em 13 de dezembro de 1924. Com a atual personalidade jurídica adquirida em 17 de agosto de 1943, sob nº 574.  em virtude da  lei sindical que enquadrou os profissionais da agronomia como pertencentes ao Sindicato dos Engenheiros, o Sindicato Agronômico foi transformado em Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul. Portanto, a data de 12 de julho marca no binômio SARGS/Sindicato uma verdadeira história de lutas e realizações em prol da congregação classista, defesa e valorização profissional dos engenheiros agrônomos. 

A Agronomia tem o Decreto 23.196 de 12 de outubro de 1933, a engenharia, arquitetura e agrimensura em 11 de dezembro de 1933 através do Decreto 23.569, com a criação também do Conselho Federal. Os referidos Decretos tem o objetivo de delimitar os direitos e deveres dos profissionais e impedir o exercício  da profissão por indivíduos desprovidos desta habilitação, que competiam ilegalmente com os que concluiam seus cursos superiores.

Em  07 de abril de 1979  a SARGS assumiu a  natureza de federação, tendo seu Estatuto e alterações devidamente registrados no cartório competente, em 03 de julho de 1979. Considerada de Utilidade Pública pelo Decreto Estadual n° 85, de 24 de setembro de 1948, sem fins lucrativos, de duração ilimitada, com sede e foro na cidade de Porto Alegre, neste Estado é filiada à Confederação dos Engenheiros Agrônomos do Brasil – CONFAEAB. A qual foi   fundada em 1927 como Sociedade Brasileira de Agronomia,  transformando-se  em 1965 na Federação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil, e atualmente Confederação das Associações de Engenheiros Agrônomos do Brasil.
Esta longa existência, como não poderia deixar de ser, foi marcada pelas mais variadas circunstâncias, momentos de pleno sucesso e outros de graves dificuldades, sempre focada na valorização da Classe Agronômica do estado. A entidade atuou de forma decisiva para a elaboração do Decreto 23.196, atendida pelo presidente gaúcho Getúlio Vargas. 
Ao longo das décadas seguintes encampou lutas e engajou-se nas mais diversas frentes de trabalho ligadas ao aprimoramento técnico da agricultura riograndense e do país. Um dos exemplos é a Operação Tatú desencadeada no RS, com base em estudos desenvolvidos pela Faculdade de Agronomia da UFRGS e levados a campo pelos profissionais da Secretaria da Agricultura e outros órgãos, tendo transformado o RS no celeiro do Brasil por várias décadas.
Também o receituário agronômico nasceu dentro da SARGS e de suas filiadas, que em conjunto com a socidade gaúcha, fizeram aprovar a Lei estadual de agrotóxicos, embrião de toda a legislação que envolve a matéria no Brasil. A SARGS teve igualmente participação decisiva na Constituição Estadual, participando ativamente  das comissões que elaboraram este texto legal.
A entidade foi promotora de vários eventos estaduais (encontros estaduais de engenheiros agrônomos) e nacionais (Congressos Brasileiros de Agronomia, o último em 2009 em Gramado-RS). Nos últimos anos buscou estar presente nas discussões relevantes para os profissionais e para as suas filiadas, cujo interesse maior é sem dúvida o fortalecimento da agricultura, da pecuária e do agronegócio como um todo, dentro e fora do Rio Grande do Sul. Mostrando a capacidade de mobilização, de articulação e de engajamento em relação aos assuntos profissionais.                       

Eng. Agr. Gustavo André Lange 
Diretor Presidente SARGS

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: