Notícia

Live CREA-RS: Desafios da Engenharia pelo Mundo Afora


Créditos: Arquivo CREA-RS

Desafios da Engenharia pelo Mundo Afora foi o tema de uma live, na noite desta quarta (30), reunindo duas engenheiras que fazem a diferença com suas atividades profissionais não só no Brasil, mas também em outros países.

Promovido pelo Comitê Gestor Mulher CREA-RS e mediado pela Eng. Agrônoma Elisabete Gabrielli, diretora administrativa e coordenadora do Comitê deste ano, o bate-papo desta vez trouxe a experiência da Eng. Civ. Lourdes Printes, diretora de Tecnologia da Indústria pela Câmara Brasil China de Indústria, Comércio, Serviço e Inovação (BraCham), e a Eng. Civ. Shoshana Signer, fundadora da Editora Oficina de Textos, especializada na publicação de livros técnicos e científicos.

ASSISTA À LIVE!!!



A Engenharia nossa de cada dia e o futuro da profissão foram o centro da atenção. Ambas profissionais atuam em organismos internacionais e trouxeram para o debate seus principais projetos, sua atuação nesses organismos e os impactos dessas ações para políticas mundiais, além dos desafios enfrentados durante suas trajetórias, até mesmo aos vários comentários de que a Engenharia não é profissão para mulher.

Também presente a Eng. Civ. Flávia Roxin, presidente e fundadora da Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências de Minas Gerais (AFEAG-MG).



Antes de iniciar a participação das convidadas, foi apresentado um vídeo da Acciona, multinacional espanhola responsável pela construção da Linha 6 em São Paulo e cujo objetivo é o desenvolvimento sustentável. Além disso, a empresa fomentou a contratação de mulheres para suas obras, buscando igualdade no espaço de trabalho.

A Eng. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, que falou de Roraima, onde estava participando do Colégio de Presidente, não escondeu o seu orgulho por possibilitar que experiências tão importantes sejam multiplicadas. “Sou a primeira mulher a presidir o CREA-RS em 87 anos e não quero ficar para a história, mas ser alguém que abriu o caminho para que outras venham em seguida”, ressaltou, destacando que o CREA-RS estava fechando o mês com chave de ouro.



A Oficina de Textos foi fundada em 1996 por Shoshana Signer, engenheira civil e mestre em Geotecnia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Por 32 anos Shoshana trabalhou em grandes obras hidroelétricas e em projetos de desenvolvimento e planejamento ambiental, o que lhe confere conhecimento para propor livros necessários à comunidade e convidar autores a compartilhar sua importante experiência acadêmica e profissional. A essa atividade ela se dedica hoje integralmente.

A Eng. Shoshana Signer chegou jovem ao Brasil, vindo de Israel. “Eu só vim para o Brasil com o inglês como língua. Vi que no colegial clássico havia aula de francês, história e todas essas matérias que dependem muito do português. Então escolhi o colegial científico pois a matemática é uma linguagem universal. Depois, acabei indo para a Engenharia e esse foi meu primeiro desafio”, comentou a engenheira, entre risos.

“Antes de ser uma excelente profissão, Engenharia é uma excelente formação. A pessoa que possui uma boa formação em Engenharia pode encarar a vida em qualquer campo porque ela fica qualificada a equacionar e resolver problemas. Eu, por exemplo, gerencio uma editora de livros e entrei no mundo editorial sem saber nada. Façam engenharia”, afirmou Shoshana. Mantendo a coerência com os temas abordados nos livros publicados, a Eng. Shoshan investiu na instalação de painéis solares em sua empresa. Foram instaladas oito placas fotovoltaicas, com espaço para duplicação. A reforma também instalou sistema de captação de água da chuva e duplicou o número de janelas do imóvel para aproveitar ao máximo a luz e a ventilação naturais.

Especialista em construção sustentável, a Eng. Lourdes Printes é pioneira nas mais importantes certificações ambientais no Brasil. Autora do projeto e responsável pela execução do Sky Club, complexo de lazer localizado junto do Sky Palace Hotel em Gramado, primeiro hotel no mundo com construção sustentável. Com quatro irmãos, a futura engenheira recebia um tratamento diferente da família. “Era sempre aquela coisa, ganhava boneca, panelinha e eu achava aquilo muito chato. Eu queria mesmo era brincar com meus irmãos e com os brinquedos de construtor deles. Depois, me aproximei do meu tio que era engenheiro e eu gostava de Matemática, Física. Isso foi formando a ideia. Quando meu irmão entrou em Engenharia eu vi que era aquilo que eu queria fazer”, revelou a Engenheira Civil.

A diretora da BraCham continuou ainda sua fala. “Eu sempre disse que gostava de lixo. Eu me interesso por todo e qualquer tipo de resíduo e reciclagem. Acabei, depois, me aproximando da Unido, um departamento das Nações Unidas que mexe com o desenvolvimento industrial sustentável. Através da Unido conheci muitas pessoas e foi assim que cheguei, posteriormente, na China”, contou Lourdes.

Desenvolvimento sustentável, tratados internacionais, lide e certificado HBC (Health Building Certification) foram debatidos entre as participantes, além de troca de experiências.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: