Notícia

Proamb celebra 30 anos com reconhecimento a trajetórias que construíram a entidade


Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS prestigiou as atividades comemorativas que marcaram os 30 anos da Fundação Proamb, representado pelo inspetor-chefe de Bento Gonçalves, Eng. Civ. e Seg. Trab. Rogério Dupont, na sexta-feira (01). Ao longo das últimas três décadas, a Proamb escreveu uma história pioneira no Rio Grande do Sul ao promover, de forma precursora, o desenvolvimento sustentável nas organizações. O trabalho, iniciado para solucionar o manejo dos resíduos de empresas de Bento Gonçalves, transmutou-se, através dos tempos, numa missão audaciosa: transformar o mundo num lugar melhor para as pessoas, e pessoas melhores para o mundo.

Esse propósito que move a organização a levou a ser a líder em soluções ambientais no Estado e à longevidade que, ontem, demarcou a comemoração de seus 30 anos presentes na sociedade gaúcha como agente de mudanças sociais, ambientais e econômicas. A celebração em torno da data reuniu lideranças políticas e empresariais no Centro Empresarial de Bento Gonçalves, além de parceiros históricos da Proamb. Pautada pela simbólica efeméride, a emocionante cerimônia priorizou o reconhecimento e agradecimento a trajetórias que construíram e desenvolveram a Proamb como ela é hoje, uma instituição prestigiada pelas soluções ambientais inovadoras no Estado – como o coprocessamento – e pelo seu compromisso com o conhecimento. Mas também foi um momento para exaltar as visões de futuro da Proamb, aliás, uma marca de sua caminhada, sempre pavimentada pelo interesse no novo, nas tecnologias e nas pessoas.

Esses fatores foram destacados pelo presidente da fundação, Neri Gilberto Basso, em seu discurso. À frente da instituição desde 2014, ele disse que a Proamb tem capacidade para enfrentar os desafios do futuro porque tem maturidade para confrontá-los no presente. “Muito aprendemos nesses 30 anos. Hoje, vivemos num mundo volátil e complexo, que exige maturidade e responsabilidade para repensar o presente e o futuro. A Proamb lida com isso desde que surgiu, demonstrando inovação e pioneirismo, e por isso tem coragem para fazer o que precisa ser feito. Queremos ser um novo modelo para o Brasil e para o mundo”, anunciou o presidente da Proamb, que também geriu a entidade entre 2003 e 2009.

A comemoração dos 30 anos da Proamb é um momento que precisa ser ritualizado e que muito orgulho traz à comunidade, disse o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira. “A Proamb surgiu com o propósito de solucionar problemas relacionados a gestão ambiental de um modo inteligente: sendo uma Fundação de empreendedores ambientalistas, unindo a questão do meio ambiente com o empreendedorismo. Essa é, e precisa ser, a bandeira de todos os progressistas, que olham para frente, visando o desenvolvimento da sociedade”, enfatizou.

Entrega de livro e troféu marcam cerimônia

As pessoas, de fato, são um dos pilares da instituição. Foi por meio delas que a Proamb empreendeu a longa caminhada até sua posição de líder de mercado. Nessa estrada, algumas delas cingiram a entidade de notórios saberes, vitais para a Proamb desenvolver o DNA da inovação como insígnia de sua trajetória. Foram indivíduos verdadeiramente inspiradores e que, por isso mesmo, receberam uma especial condecoração para traduzir o esplendor de suas contribuições.

O consultor Francisco Leme, autoridade em gestão de resíduos e incentivador da implantação da tecnologia de coprocessamento pela Proamb; o também consultor Mário Rogério Kolberg Soares, especialista em planejamento e administração de recursos ambientais e em tratamento, minimização e destinação final de resíduos sólidos industriais perigosos; e o executivo Emílio Ristow, primeiro presidente da Proamb, receberam o troféu Luccicante, respectivamente, de Neri Basso, do vice-presidente da Proamb, Olívio Aimi, e da ex-presidente Juliana Dal Piaz. O troféu, cuja nome traduzido do italiano significa “brilhante”, foi confeccionado pelo artista plástico Dalcir Marcon.

Outro momento particular da noite foi a apresentação do livro “Fundação Proamb 30 anos: Pioneirismo a serviço da sustentabilidade”. A publicação passa pelo passado, pelo presente e pelo futuro da organização, traçando um panorama da busca da Proamb pela construção de um polo ambiental no Estado. O presidente Neri Basso, numa ocasião repleta de significados, recebeu da pequena Betina Favretto o primeiro exemplar do livro. O momento, que simboliza renovação e solidez, ambos elementos de intrínseca significância para a fundação, foi seguido pela entrega do exemplar a importantes personalidades que compuseram a história da entidade.

O próprio Basso fez a entrega dos primeiros livros a ex-mandatários da entidade, começando por Emílio Ristow (gestão 1991/1992), José Antônio Loureiro Falcão (gestão 92/95), Antônio Bertolini (gestão 95/97) e Juliana Dal Piaz (gestão 2009/2013) – Marcio Chiaramonte, presidente entre 1997 e 2003, não participou da cerimônia.

Após, a publicação foi entregue Olívio Aimi, Roberto Possamai, Jones Favretto e Vitalino Nichetti, todos do Conselho Consultivo. Na sequência, foi a vez de Alex Basso (Obispa), Cassandra Marcon (Vinícola Aurora), Cecilia Cecconi (Carraro), Ezequiel Brollo (Telasul). Marilu Caron (Fasolo), Oswaldo Bacuke (Rinaldi) e Suelen Protto (Vinícola Salton), membros do Conselho Deliberativo, receberem o exemplar.

O presidente da Fiema Brasil, Jonas Brévia, e os ex-presidentes da feira ambiental César Rubechini, Juarez José Piva e Jones Favretto também foram chamados ao palco.

Os prefeitos dos municípios onde a Proamb mantém suas unidades, Diogo Siqueira (Bento Gonçalves), Hadair Ferrari (Pinto Bandeira), Fabiano Feltrin (Farroupilha), Rodrigo Amadeu Battistella (Nova Santa Rita) e Gustavo Zanatta (Montenegro), foram igualmente chamados para ganharem o livro.

Ainda, os gestores da Proamb foram chamados ao palco para receberem a obra, simbolizando o agradecimento da instituição a todos seus colaboradores. Foram presenteados o diretor Gustavo Fiorese e Ana Clara Kirsten, Antonio Brandão, Carolina Meincke Couto, Grasiela Meneghetti, Ibrahim Peruzzo da Silveira, Kátia Carlise Birck, Marcelo Link, Marilú Wirti, Morgana Cavalli Taffarel, Roberta Cabral Muller e Silvio Leote Lopes.



Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: