Notícia

Inspeção em transporte escolar é foco em ação de fiscalização educativa em Pelotas


Maio Amarelo Juntos Salvamos Vidas. Créditos: Arquivo CREA-RS

“Maio Amarelo Juntos Salvamos Vidas” é o tema da campanha que uniu a fiscalização do CREA-RS e a Prefeitura de Pelotas na manhã de 17 de maio. 

Na ação de fiscalização conjunta entre agentes de trânsito de Pelotas e fiscalização do CREA-RS, focou em veículos destinados à condução coletiva de escolares, que, segundo determina o Código de Trânsito Brasileiro, em seu art. 136, só poderão circular nas vias com autorização emitida pelo órgão ou entidade executivos de trânsito dos Estados.

A inspeção em transporte escolar está regulamentada na Lei Federal n. 9.503, de 23 de setembro de 1997, que institui o Código de Trânsito Brasileiro.

A equipe de fiscalização, composta por Gustavo Vaz e Alessandra Borges, foi acompanhada pelo inspetor-tesoureiro Eng. Civil Jacques Adolphe Gastão Reydams e pela representante da Zonal Sul, Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Scholl.


Ao veículo aprovado na inspeção semestral será emitido Laudo de Inspeção Veicular, acompanhado de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). A falta de manutenção preventiva e corretiva pode pôr em risco crianças e adolescentes. A Inspeção veicular é o processo de avaliação da estrutura, sistemas e componentes de um veículo, realizado de forma visual e mecanizada, com a finalidade de constatar o atendimento dos requisitos de segurança estabelecidos na legislação de trânsito, para que seja permitida sua circulação em vias públicas.




Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: