Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua reunidos em Vitória

Eng. Capoani participa das decisões do Colégio de Presidentes. Créditos: Arquivo CREA-RS

Entre os dias 05 a 08 de agosto, o CREA-ES sediou a 4ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua. "Tivemos uma pauta densa de trabalho para o Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua aqui em Vitória, com destaque para as questões relacionadas à ART, à modernização da legislação profissional da engenharia, à 70ª Soea e ao 8º Congresso Nacional de Profissionais, a serem realizados em Gramado (RS), em setembro", observou Eng. Civ. José Tadeu, presidente do  Confea. O coordenador do Colégio de Presidentes e presidente do Crea-MS, Eng. Civ. Jary de Carvalho e Castro, também chegou à reunião após participar do Seminário em Foz do Iguaçu. A 4ª Reunião do Colégio de Presidentes contou com a participação dos presidentes do Confea, da Mútua e dos 27 Creas, entre eles o presidente do CREA-RS, Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani.
 “Este é o primeiro evento desta magnitude a ser realizado em nosso estado, durante a atual gestão. Temos uma pauta extensa e de interesse das áreas de engenharia e agronomia, e de toda a sociedade brasileira. Agradeço a presença de todos, inclusive das autoridades políticas aqui presentes”, disse o anfitrião e presidente do CREA-ES, Eng. Agr. Helder Carnielli ao abrir o evento. Juntamente com Carnielli, compuseram a mesa solene de abertura o vice-presidente do Confea, Eng. Mec. Júlio Fialkoski; o coordenador adjunto do Colégio de Presidentes, Eng. Civ. Jorge Roberto Silveira (CREA-SE); o presidente da Mútua, Eng. Agr. Claudio Calheiros; o deputado federal Lelo Coimbra (PMDB/ES); o deputado estadual José Esmeraldo (PR/ES); a deputada estadual Luzia Toledo (PMDB/ES); e o vereador de Vitória, Sérgio Magalhães, o Serjão (PSB/ES).
O Colégio de Presidentes debateu, entre suas pautas, os novos critérios para a prestação de contas dos conselhos de fiscalização profissional perante o Tribunal de Contas da União (TCU), para o exercício de 2013. O objetivo foi de que os dirigentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas) tenham uma visão geral dos procedimentos e recomendações a serem observados para a correta prestação de contas, incluindo destacadas explanações acerca das auditorias.

Saiba mais
O Colégio de Presidentes é um fórum consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, composto pelo presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pelos presidentes dos Conselhos Regionais e pelo presidente da Mútua. Atualmente o Colégio de Presidentes é coordenado pelo Eng. Civ. Jary de Carvalho e Castro (CREA-MS).  Já o cargo de coordenador adjunto é ocupado pelo Eng. Civ. Jorge Roberto Silveira (CREA-SE). Seu objetivo é buscar a unidade de ação no que se refere ao funcionamento do Sistema e à uniformização de procedimentos, visando à maximização da eficiência e da eficácia. Uma das competências do Colégio de Presidentes é se manifestar acerca de consultas encaminhadas pelo Confea, por meio de propostas dirigidas aos Creas. Periodicamente, o colegiado se reúne para tratar de temas relacionados à área tecnológica e assuntos institucionais e políticos de abrangência do Sistema.
Equipe de Comunicação do Confea e Assessoria de Comunicação do CREA-ES