Notícia

Fiscalização Creasul realiza visita técnica no Alpen Park


Palestras dentro do parque abordaram normativos, manutenção e inspeção. Créditos: Arquivo CREA-RS

Equipamentos mecânicos em parque de turismo, normas técnicas sobre parque de turismo e de aventura foram o tema das palestras realizadas na visita técnica da fiscalização do CREASUL no Alpen Park nesta quinta (02).

A visita é um dos itens de pauta da capacitação, que começou na quarta (01), em Gramado, com o objetivo de troca de informações, apresentação de cases de fiscalização e discussão sobre o normativo do Confea sobre ações em parques.

Gerentes, supervisores e agentes de fiscalização dos três Estados do Sul, reunidos em Gramado desde quarta (1), conheceram o sistema de manutenção do parque em Canela, periodicidade e atualização, com as palestras do Eng. Mecânico Neudir Belle, gerente de manutenção do parque.

Gerentes, supervisores e agentes fiscais do CREASUL e representante do Confea


O Eng. Mecânico Allison Belle, inspetor secretário de Canela/Gramado, trouxe o normativo do Confea; do Tenente-Coronel Julimar Fortes Pinheiro; e dos agentes fiscais Homero Lopes e Antonio Amarante, que realizam várias ações nestes empreendimentos.

Durante a visita técnica, as equipes expressaram a preocupação com relação à necessidade de atualização dos normativos referentes às atividades nos parques de turismo e de aventura. Nos últimos anos, aumenta o número de parques com atrações cada vez mais radicais e que necessitam de um responsável técnico na manutenção.

O gerente da Fiscalização do CREA-RS, Eng. de Plástico Sidnei Machado, lembrou que a Norma Técnica do Confea sobre Parques é de 1994. “Precisamos atualizar, pois o número de parques aqui no Rio Grande do Sul é grande, o que exige fiscalização, principalmente os empreendimentos clandestinos, com perigo maior para a sociedade, sem legislação nenhuma”, afirmou.

Manutenção em Parques de Diversões – Uma Perspectiva entre Parque x Inspetoria foi o tema abordado pelo inspetor secretário Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Alisson Galvan Bellé, de Canela/Gramado, que apontou como potenciais áreas fiscalizadas as Engenharias Elétrica e Mecânica neste setor de atrações nos parques. “O que temos hoje é uma norma de 1994 e várias normas da ABNT no turismo de aventura

Além disso, citou as normas vigentes referentes ao setor, defendendo também a atualização, acompanhando as instalações de atrações cada vez mais radicais.

Gerente de Manutenção do Alpen Park, o Eng. Mecânico e Seg. Trabalho Neudir Carlos Bellé detalhou as fases da manutenção, check-lists, ações, periodicidade, além das inspeções realizadas no parque que possui 12 atrações em operação. “Nas inspeções periódicas, executadas pela equipe de manutenção, conforme cronograma dos equipamentos. Já tivemos, por exemplo de trocar os cabos de aço do trenó, troca de óleo dos compressores e análise de eixos”, apontou.

Em sua apresentação, o Tenente Coronel Julimar Fortes Pinheiro, comandante do 5 BBM de Caxias do Sul, também destacou a necessidade de uma legislação estadual atualizada. “Uma legislação bem fundamentada contribui nas atividades do Corpo de Bombeiros na fiscalização de parques em regiões inóspitas e determina as competências de fiscalização. Ajudam inclusive no planejamento da expansão do Corpo de Bombeiro na região”, afirma.

Normativos e fiscalização foram destaque da palestra do Eng. Juliano Theis, coordenador da Comissão da Engenharia Mecânica da Inspetoria de Esteio. “A principal pergunta é o que fiscalizar? Hoje existem algumas lacunas que precisam ser preenchidas com relação ao responsável técnico. Precisamos aprimorar a norma vigente, contemplando as novas atividades que surgiram com o tempo, em vez de criar outras para cada atração”, defendeu.

Cases de fiscalização foram apresentadas pelos agentes Homero Lopes e Antonio Amarante.   
Após as apresentações, as equipes conheceram os equipamentos e atrações do parque.

Comitiva conheceu algumas atrações que utilizam o processo mecânico, como o Cinema 4D

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

Imagem de exemplo

Deputado Leônidas convoca Sistema para subsidiar parlamento

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: