Tem início Fiscalização Intensiva na Serra Gaúcha

Acompanhando a realização da 70ª SOEA e do 8º CNP, uma equipe de 22 agentes fiscais do CREA-RS, cinco supervisores e gerência, estará, entre os dias 07 e 11, em uma fiscalização intensiva em Gramado e municípios vizinhos. Para marcar o início dos trabalhos, os 28 carros do Conselho ocuparam a rua principal de Gramado, em frente à Igreja São Pedro, alterando o cenário local e chamando a atenção de quem transitava aproveitando o feriado de 07 de setembro. Na cerimônia, logo após o Desfile Farroupilha, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura para a troca de informações e o apoio nas fiscalizações das áreas afins entre os órgãos.

Presidente Capoani, Paulo Roberto da Silva, e Nestor Tissot

O presidente do Conselho gaúcho, Eng. Civ. Luiz Alcides Capoani, aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito Nestor Tissot, o apoio na realização dos eventos da Semana. Reforçou a importância de, além de se debater o Marco Profissional, fazer a fiscalização presente na Serra, pois é esta a “principal atividade dos Creas”. “Pretendemos com nosso trabalho, minimizar riscos”, destacou Eng. Capoani. Em sua fala, Nestor Tissot, retribuindo o agradecimento, disse estar honrado em receber os profissionais da área tecnológica e enalteceu a fiscalização. “Estamos sempre preocupados e atentos em termos uma cidade segura para nossos moradores e visitantes, para isso, precisamos do trabalho do CREA-RS”, afirmou.

Equipe do CREA-RS na abertura dos trabalhos do PIF na Serra

O Programa Intensivo de Fiscalização na Serra Gaúcha abrangerá as áreas da construção civil, indústrias moveleiras, fábricas de chocolate, estabelecimentos de saúde, hotéis, pousadas e postos de combustíveis. Participaram do evento de abertura, além dos já citados, o inspetor-secretário da Inspetoria do CREA-RS em Taquara, Eng. Civil Sergio Santos de Paula Couto, o secretário municipal de Planejamento e Urbanismo, Paulo Roberto da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores de Gramado, Ilton Gomes, o gestor da Fiscalização do Conselho, Eng. Químico e de Segurança do Trabalho Marino Greco.
A divulgação dos resultados das ações de fiscalização será apresentada ao final do dia 11 de setembro, no Centro de Feira e Eventos Serra Park, onde estará sediada a 70ª SOEA.

O que será verificado pela fiscalização:
Construção Civil: Responsabilidade técnica pelo projeto e execução dos trabalhos, registro da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e registro das empresas de Engenharia.
Hotéis, motéis e pousadas: Manutenção dos elevadores, caldeiras, climatização, grupo motogerador (transformador e subestação de energia), central e rede de gás, manutenção predial, manutenção de equipamentos (câmaras frias) e PPCI.
Indústrias moveleiras e de chocolate: Manutenção e instalação de caldeiras, vasos de pressão, máquinas e equipamentos e PPCI.
Farmácias, postos de saúde, consultórios odontológicos e clínicas veterinária: Responsáveis pela coleta, transporte e destinação final dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS).
Hospitais: Manutenção de elevadores, caldeiras, climatização, grupo motogerador (transformador e subestação de energia), central e rede de gás, predial, equipamentos hospitalares, responsáveis pela coleta, transporte e destinação final dos Resíduos dos Serviços de Saúde (RSS) e PPCI.
Postos de Combustíveis: Manutenção de bombas e tanques de combustíveis, elevadores veicular, ar comprimido, sistema de alarme, rede lógica, tratamento de efluentes líquidos, sólidos e gasosos, GNV (Gás Natural Veicular).