Colégio de Entidades Nacionais se reúne na 70ª Soea

Presidente do Confea participou da reunião do CDEN em Gramado. Créditos: Larry Silva

Fórum Consultivo do Sistema Confea/Crea e Mútua, o Colégio de Entidades Nacionais é composto por presidentes, ou seus representantes, das 25 entidades nacionais credenciadas ao Confea. As reuniões são realizadas duas vezes ao ano, com o objetivo de discutir temas relacionados à área tecnológica e de assuntos institucionais e políticos de abrangência municipal, nacional e internacional, referentes ao desenvolvimento brasileiro e global.

Aproveitando a realização da Semana de Engenharia e Agronomia, os representantes das entidades que compõem o Colégio de Entidades Nacionais do Sistema (CDEN) se reuniram durante todo o domingo (08/09) no Centro de Eventos Serra Park, em Gramado. O presidente do Confea, Eng. Civ. José Tadeu, participou da abertura dos trabalhos, que foram conduzidos pelo coordenador e coordenador-adjunto do CDEN, Eng. de Alimentos Gumercindo Ferreira da Silva e Eng. Mecânico Jorge Nei Brito, respectivamente.

A principal pauta do encontro foi o debate sobre as propostas que serão apreciadas no 8º Congresso Nacional de Profissionais. Durante as manifestações de representantes das entidades, foi destaque o debate sobre Resolução 1010, que trata da atribuição de títulos profissionais, no qual foi destacada a importância da sua aplicação. Também foi citada a Resolução 1035, que dispõe sobre a celebração de convênios entre os Creas e as entidades de classe, além das dificuldades que a norma impõe às entidades. Na parte da tarde, houve a apresentação das propostas de interesse da CDEN ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), com sua votação e homologação.

Na abertura dos trabalhos da tarde, o presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Engenheiro Civil José Tadeu da Silva destacou a necessidade do cumprimento estrito das leis, enquanto se buscam mudanças na legislação profissional, a disposição do Sistema de tratar os conflitos interconselhos por meio do entendimento e do diálogo e de defender o mercado de trabalho para os profissionais brasileiros.

José Tadeu relacionou as recentes decisões relativas a inobservâncias da legislação em momentos anteriores da gestão do sistema e aconselhou gestores e dirigentes a se manterem atentos: “A modernização e a mudança em nossas leis devem estar em pauta e pleiteada junto Poder Legislativo Federal. Mas, enquanto estiver em vigor, toda lei tem que ser cumprida”,  observou.

Ele destacou que a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia e o 8º Congresso Nacional de profissionais são oportunidade para que as discussões de propostas de alteração legislativa sejam levadas ao nível do mais profundo debate, com posterior encaminhamento aos parlamentares. “Nosso trabalho deve culminar em anteprojetos de lei para serem apresentados à Frente Parlamentar em defesa da Engenharia e da Agronomia”, recomendou.

Durante a 70ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea) o CDEN terá uma estande institucional na ExpoSOEA2013, onde haverá divulgação das entidades pertencentes ao Colégio e atendimento aos profissionais e estudantes participantes do evento