Cipa 2023/2024 empossada pelo CREA-RS

Na foto, faltou Rogério Fernando Galvão de Oliveira, que está de férias. Créditos: Arquivo CREA-RS

Formada por um grupo de funcionários indicados pela gestão e eleitos pelos colegas, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Prevenção ao Assédio (Cipa) do CREA-RS (2023/2024) tomou posse na manhã desta sexta-feira (17), com a presença da presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, que destacou a importância da Comissão, mesmo não sendo obrigatória por Lei.

“Em um Conselho como o nosso, que incorpora em seu leque de profissões registradas a modalidade Engenharia de Segurança do Trabalho e sua Câmara Especializada, é dever do CREA ter a Cipa”, defendeu. Também falou do seu pedido de sempre agregar no grupo, assim como nas ações e no treinamento que virão a ser promovidos, funcionários da sede e das Inspetorias.

Presente à posse, a 1º diretora administrativa, Engenheira Química e de Segurança do Trabalho Roselaine Mignoni, que já foi coordenadora da Câmara Especializada da modalidade, falou sobre a NR 1, que trata das disposições gerais e do gerenciamento de riscos ocupacionais, e traz a obrigatoriedade da comprovação da efetiva participação dos funcionários nos treinamentos. “É uma ferramenta de fortalecimento das relações internas”, afirmou. Na foto, faltou Rogério Fernando Galvão de Oliveira, que está de férias.

Compõem a Cipa 2023/2024 os seguintes colegas:

Representantes do empregador
Titular                                                     Suplente
Miguel Francisco Guimarães Fontana    Cláudia Angélica Morales Velloso

Representantes eleitos pelos empregados
Titular                                                     Suplente
Rogério Fernando Galvão de Oliveira    Cândido Manoel Acauan Nery

O que é Cipa e qual seu objetivo?
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Prevenção ao Assédio Sexual (Cipa) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.