Notícia

Reforçar o sentimento de pertencimento dos profissionais é meta da CCEEC


Eng. Gabriel Nogueira, coordenador . Créditos: Arquivo Confea

Ao assumir pela primeira vez a Coordenadoria Nacional de Câmaras Especializadas de Engenharia Civil (CCEEC), Gabriel Faria Nogueira registra a experiência da atuação no setor privado, mas também o conhecimento dos pais sobre o Crea-MG, do qual foram funcionários e onde ele próprio atuou, como concursado. Uma década depois, em 2018, assumiu a suplência de conselheiro, assumindo em 2021 a coordenadoria adjunta da Comissão Permanente do Terço, além da coordenadoria da Câmara Especializada de Engenharia Civil do Crea-MG nos anos de 2022 e 2023. “Pretendemos reforçar aos profissionais o sentimento de pertencimento, a fim de motivá-los a nos conhecer e engajá-los nas nossas lutas e sonhos e ao Sistema”, declara na entrevista a seguir.

Eleito para liderar a CCEEC durante o 12º Encontro de Líderes Representantes do Sistema Confea/Crea e Mútua, realizado no final de fevereiro e início de março, em Brasília, Gabriel traz o olhar de quem se formou há 11 anos pela PUC-MG e concluiu especialização em Patologia de Obras Civis pelo IDD-PR, em 2014. Formação que amplia a prática mantida desde 2008, ainda estudante, e hoje em sua empresa, a GN2 Engenharia, especializada nas áreas de impermeabilizações especiais, recuperação e reforço de estrutura com atuação em todo o país. 

Em entrevista por e-mail, ele expressa os planos da Coordenadoria (temas como a engenharia pública, PL 1.024/2020 e estudo para a complementação da Tabela de Obras e Serviços – TOS); fala sobre as propostas de políticas públicas para a área ("Buscaremos propostas na área da habitação, saneamento, assim como, transporte e trânsito”); a Agenda 2030 (“A Engenharia é o corpo dessa Agenda, englobando desde questões de alcance sistêmico, como de tecnologia e, principalmente, de capacitação técnica”) e a participação feminina no Sistema (“Apoiando a equiparação salarial, dando voz e espaço de comunicação igualitária”). Confira.


Site do Confea: É durante o Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea que os fóruns consultivos definem o plano de trabalho anual. Quais assuntos foram priorizados para serem discutidos e materializados em propostas até o fim de 2023?

A CCEEC definiu como temas para o exercício 2023 o Projeto de Lei PL 1.024/2020; o esclarecimento de alguns artigos da Resolução n° 1.121/2019 para auxílio nos serviços do Sistema Confea/Crea; o impacto da implantação da Certidão Acervo Técnico-Operacional – CATO na modalidade civil, bem como padronização e uniformização de procedimentos para a aplicação da CATO; a Agenda 2030 com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); a engenharia pública; padronização de procedimentos em processos éticos, incluindo planilha orientativa de dosimetria de penalidades; diretrizes de fiscalização; estudo para complementação da Tabela de Obras e Serviços – TOS; desenvolvimento de estudo para revisão dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia Civil, dentre outros temas específicos.

Site do Confea: O Sistema tem fortalecido seu capital político intensamente, como foi o amplo diálogo com os mais de cem parlamentares, ministros e vice-presidente da República, no Encontro de Líderes. Quais os planos para ampliar o diálogo com o governo e o Congresso Nacional e, assim, contribuir para a construção de políticas públicas efetivas? 

O próprio presidente do Confea, Joel Krüger, nos propôs um desafio no Encontro de Líderes do Sistema Confea/Crea para a apresentação de propostas para políticas públicas e que foi abraçado por nós como uma grande oportunidade de nos posicionarmos sobre o que queremos para o futuro da nossa engenharia. Nesse sentido, buscaremos propostas na área da habitação, saneamento, assim como transporte e trânsito.

Site do Confea: A alteração da Lei nº 5.194/1966, que dispõe sobre a fiscalização do exercício das profissões do Sistema, está na pauta do Legislativo. Como o fórum consultivo planeja atuar em relação ao PL 1.024/2020?

Esse assunto encontra-se na pauta do plano de trabalho da Coordenadoria Nacional da CCEEC para, junto com os Coordenadores Regionais, discutirmos todos os aspectos envolvidos nesse projeto de lei. Essa discussão resultará em uma proposta que será encaminhada ao Legislativo.

Ao longo do ano, Gabriel Faria Nogueira terá como coordenador adjunto o engenheiro civil Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida (Crea-GO)
Ao longo do ano, Gabriel Faria Nogueira terá como coordenador adjunto o engenheiro civil Saulo Christian Pereira Vicente de Almeida (Crea-GO)


Site do Confea: O Sistema Confea/Crea é parceiro de grandes fóruns internacionais, entre eles, a Organização das Nações Unidas (ONU). Como contribuir para o cumprimento da Agenda 2030, considerando que as profissões abrangidas pelo Conselho estão diretamente ligadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável?

A Engenharia é o corpo dessa Agenda, englobando desde questões de alcance sistêmico, como de tecnologia e, principalmente, de capacitação técnica. O debate sobre engenharia pública se encontra intrínseco aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, entendendo que o desenvolvimento é proposto nas três dimensões: social, econômica e ambiental. Sendo assim, o avanço no estudo e implantação de políticas públicas, principalmente em municípios de baixa renda, são auxílios diretos na contribuição para atendimento às 17 ODS. A implementação da Lei n° 14.026/2020, do Novo Marco Regulatório do Saneamento, é um exemplo de política pública totalmente aplicável ao atendimento de algumas ODS. 

Site do Confea: Ampliar a participação feminina na Engenharia, Agronomia e Geociências e nos cargos de liderança é uma meta prioritária do Sistema. Neste ano, dos 24 coordenadores eleitos, quatro são mulheres e elas ocupam o posto de adjuntas. Como contribuir na promoção da igualdade de gênero e, assim, construir uma sociedade mais justa, livre e solidária?

A promoção da igualdade de gênero deve ser instituída em toda a sociedade, valorizando as mulheres por seus atributos profissionais, mudando a cultura de brincadeiras e expressões sexistas, apoiando as atividades e negócios desenvolvidos por mulheres, apoiando a equiparação salarial, dando voz e espaço de comunicação igualitária nos gêneros e entendendo que cada atitude nesse sentido, por menor que pareça, conta sempre a favor dos direitos igualitários.

Site do Confea: Qual legado pretende deixar para os profissionais e para o Sistema a partir do trabalho desenvolvido neste ano?

É importante frisarmos que todos estamos juntos para o bem da engenharia e que uma comunicação clara e eficiente são o caminho a ser seguido. Aos profissionais, pretendemos reforçar o sentimento de pertencimento, a fim de motivá-los a nos conhecer e engajá-los nas nossas lutas e sonhos e ao Sistema, e acelerá-los ao mundo de pluralidade, entendendo as necessidades individuais para o trabalho coletivo.   

Henrique Nunes
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: