Prêmio nacional vai agraciar mulheres que se destacam no segmento da construção a seco

1a edição do Prêmio "Elas na Construção" ocorrerá durante o Congresso Latam em São Paulo . Créditos: Marcelo Matusiak

A construção civil é um setor que historicamente foi dominado por homens, mas nos últimos anos tem havido um aumento significativo na participação de mulheres nesse setor. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), em 2020, o número de mulheres empregadas na construção civil cresceu 32,4% em relação ao ano anterior.

Apesar desse aumento, a presença de mulheres na construção civil ainda é baixa em comparação com outros setores da economia. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, apenas 9% dos trabalhadores da construção civil eram mulheres.

Algumas iniciativas têm sido tomadas para aumentar a participação de mulheres na construção civil, como a implementação de programas de capacitação e treinamento específicos para mulheres e a criação de políticas de inclusão e diversidade nas empresas do setor.

Para reconhecer e valorizar as profissionais mulheres no segmento, o 6o Congresso Latinoamericando de Steel Frame e Sistemas Construtivos Industrializado vai realizar pela primeira vez o Prêmio Elas na Construção. A inicaitiva é voltada para profissionais com atuação no setor de construção a seco; steel frame, drywall, wood frame e modular.

A premiação acontecerá no auditório Celso Furtado no Distrito Anhembi no dia 20 de outubro de 2023. durante o evento previsto para ocorrer entre os dias 19 e 20 de outubro de 2023.

A coordenação é de Luana Carregari, que desde 2005 dirige seu trabalho para o segmento da construção civil com foco em novas tecnologias. Trabalhou oito anos como diretora de marketing da construtora Micura Steel Frame e, em 2010, fundou a "Mictech" e assumiu a direção da primeira empresa no Brasil especializada na capacitação de engenheiros e arquitetos para o sistema construtivo light steel frame.

Luana Carregari é a idealizadora do Congresso Latino-Americano de Steel Frame & Sistemas Construtivos Industrializados um dos mais importantes eventos do setor na américa do sul, realizado no Brasil , e do Forum de Negócios de Sistemas Construtivos Inovadores, em ambos eventos assina a direção geral. Assina também a organização e a co-autoria do 1º livro brasileiro sobre este sistema construtivo "Micura Steel Framing"-tecnologia,industrialização e sustentabilidade. Em 2017 deu início aos Encontros Regionais de Construção a Seco - Light Steel Framing , realizando o evento em Recife, Brasília e Porto Alegre.

A iniciativa conta com a curadoria de Silvia Scalzo que é arquiteta FAUUSP e Mestre em Ciências pela POLI USP- Mestrado Profissional Inovação na Construção Civil (2016). Arquiteta diretora do Concurso Alacero para Estudantes de Arquitetura edições 2023 e 2022; colaboradora do Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA) e supervisora técnica da Revista Arquitetura & Aço. É co-autora do Manual de Telhas e Fechamentos em Aço publicado pela ABCEM em 2022 e atuou na indústria siderúrgica nas áreas de desenvolvimento de mercado, marketing e vendas de 2004 a 2020. Tem experiência em projetos de arquitetura com ênfase nos sistemas construtivos em aço.

Confira as categorias
O prêmio Elas na Construção terá uma equipe de curadoria especializada com grandes nomes do mercado para cada categoria:

Elas na Obra: busca reconhecer e premiar as mulheres trabalhadoras que se destacam por seu desempenho na execução da obra.

Elas na Arquitetura: visa reconhecer projetos de edificações com destacado valor arquitetônico.

Elas no Empreendedorismo Social: visa reconhecer o terceiro setor como as associações e ONGs que promovam a participação de mulheres na construção civil por meio de tecnologias de construção a seco.
Elas na Engenharia: visa reconhecer engenheiras participantes de empreendimentos construídos com as tecnologias de construção a seco.

Elas na Inovação: visa reconhecer a utilização de tecnologias, que tenham contado com a participação feminina no seu desenvolvimento e implantação.

Elas na Comunicação: visa reconhecer a ação de profissionais que divulgam as tecnologias de construção a seco nas várias possibilidades de mídias e redes sociais.

Elas na Universidade: visa reconhecer e premiar estudantes do sexo feminino que apresentaram trabalhos de conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação latu sensu e cursos de especialização (MBA) nas escolas e faculdades de Arquitetura e de Engenharia.

Elas na Empresa: visa a reconhecer as empresas que atuam com as tecnologias de construção a seco, seja como construtoras, instaladoras ou na comercialização de componentes das tecnologias de construção a seco e que suas iniciativas tenham impulsionado práticas com enfoque de gênero.

Elas na Trajetória Profissional: se destina às profissionais que tenham um histórico de ações e trabalhos que trouxeram contribuições para o desenvolvimento da construção a seco.

Elas no Ensino e Pesquisa: se destina às professoras e/ou pesquisadoras que tenham um histórico de ações e trabalhos que trouxeram contribuições ao setor.Matusiak

Mais informações podem ser obtidas no site https://congressosteelframe.com.br/premio-elas-na-contrucao/

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak