3º Enri começa com palestras sobre patrocínios e fóruns consultivos

Teve início nesta segunda-feira (13/11) a terceira edição do Encontro Nacional de Relacionamento Institucional (Enri) do Sistema Confea/Crea e Mútua. Realizado em Brasília, na sede do Confea, o evento reúne até dia 14/11 gerentes e assessores da área de relações institucionais de todos os Creas para networking e troca de experiências. Na ocasião, funcionários do Confea ministrarão palestras sobre áreas como assessoria parlamentar, tecnologia da informação, unidade de ação, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), acordos e representações. O Rio Grande do Sul esteve representado pela gerente da área de Relacionamento Institucional Juliana Camerini Perez.

“É consolidada e fundamental a importância deste encontro. O evento aborda diversas temáticas, envolve desde Política de Patrocínio a assessoria parlamentar. Na semana passada tivemos uma importante representação que contou com presidentes de Creas e funcionários, para que o PL 9818 não fosse arquivado, e obtivemos sucesso. As assessorias de Relações Institucionais junto com a Comunicação são os setores mais importantes para o Sistema, pois discutimos acordos internacionais, relacionamento com os fóruns consultivos, Programa Mulher, Crea Jovem”, ponderou o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, que participou da abertura do Encontro de maneira online. “Desejo que saiamos transformados do 3º Enri, e que tenhamos um profícuo evento”.

Após a abertura, os participantes assistiram à apresentação do chefe do Setor de Patrocínios e Promoções (Sepat) do Confea, Adahiuton Belloti, sobre a obtenção de patrocínio e apoio (política de estandes). “É comum o profissional na ponta, principalmente os mais novos, conhecerem os Creas, mas não conhecerem o Confea. Por isso, o Confea patrocina essas ações das entidades”. Belloti explicou, em termos gerais, como se faz para solicitar o recurso e como se faz para prestar contas, tirou dúvidas, detalhou o trâmite do pagamento e se colocou à disposição. Ao final da explanação, Muzzolon elucidou que essa palestra foi demandada pelos participantes do 2º Enri, e que ao final do 3º Enri, haverá um momento para colher sugestões de conteúdo para o 4º Enri.

À tarde, os representantes dos Creas fizeram uma breve exposição sobre a rotina e as ações desenvolvidas para fortalecer o relacionamento com os profissionais. Entre as iniciativas, estão a cerimônia de entrega de carteira profissional para os recém-formados e a disponibilização de espaços compartilhados – conhecidos como coworking –, com estações de trabalho, internet gratuita, mesas multiuso e sala de reunião para facilitar o trabalho dos registrados. Ouvir e atender as demandas dos profissionais por conteúdo técnico-científico e especializado, promovendo palestras e cursos para esse público, é outra ação que amplia a sinergia entre Conselho e registrados. Acordo com tribunais e prefeituras para ampliar a atuação fiscalizatória contra o exercício leigo também está na lista de projetos que vêm dando certo, assim como a notificação de concursos públicos requerendo a adequação do piso salarial da área tecnológica à Lei 4.950-A/66.

O momento de interação seguiu com a participação dos gerentes regionais que, no Confea, coordenam ações de relacionamento entre Federal e Regionais, como explicou Cristiane Justino, da Região Norte, ao lado de Jorge Cesa Dotti (Centro-Oeste), Flávia Botelho (Norte), Evandro Martins (Sudeste) e Letícia Almeida (Sul). Ao público, foram apresentadas as principais atribuições das gerências, como o acompanhamento administrativo e financeiro da execução de convênios e contratos de gestão firmados pelo Confea com os Creas; e o auxílio para aplicação da legislação do Sistema Confea/Crea. “Estamos à disposição dos Creas para tratar todos esses temas da melhor maneira possível”, afirmou Evandro Martins, salientado a importância da interlocução.

Equipe de Comunicação do Confea
Fotos: Marck Castro/Confea