Notícia

Comissão Eleitoral Federal (CEF) promove a cerimônia de criação de chaves


Conselheiros federais e assessora da CEF e integrantes das equipes das empresas que regem o sistema e a auditoria de votação,. Créditos: Marck Castro/Confea

Com a geração de um par de chaves criptográficas que garantirão o sigilo dos votos e a emissão da “zerézima”, terá início oficialmente, na tarde desta quinta-feira (16/11), o primeiro processo eleitoral virtual para as eleições gerais do Sistema Confea/Crea, que terá sua principal etapa realizada no dia seguinte, em todo o país. Na sexta-feira (17/11), profissionais habilitados de todo o país escolherão pela internet as lideranças profissionais do Confea, dos Creas e das Mútuas para o próximo triênio. “Assim como na Janela da Transparência, realizada na semana passada, nesta cerimônia, vamos dar total transparência a esse último momento preparatório para as eleições do Sistema, onde os profissionais poderão votar de seu celular, tablet ou computador. Convidamos todos os profissionais habilitados a participar desse processo eleitoral inédito”, ressalta o presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit.           
 

Presidente em exercício Evânio Nicoleit acompanhou a Janela da Transparência e todos os eventos para o pleito de 17 de novembro
Presidente em exercício Evânio Nicoleit acompanhou a Janela da Transparência e todos os eventos para o pleito de 17 de novembro

Com a realização de eventos como os seminários eleitorais, a Comissão Eleitoral Federal – CEF considera que o processo eleitoral de 2023 conseguiu atingir seus objetivos. “Podemos mostrar para as lideranças do Sistema e para as áreas diretamente envolvidas com o processo eleitoral, as comissões eleitorais regionais e ainda os assessores jurídicos dos Crea e do Confea. “Recentemente, além da Janela da Transparência, houve ainda a realização de um teste do sistema de votação. Estamos certos de que todo o processo se deu de maneira a tranquilizar todos os profissionais do Sistema sobre a segurança do pleito, inclusive esclarecendo também por meio de entrevistas e reportagens desenvolvidas pela TV Confea e a Gerência de Comunicação do Confea. Chegamos agora aos momentos decisivos do nosso calendário eleitoral”, descreve o conselheiro federal e coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira. Além dele, a comissão é formada pelos conselheiros federais eng. agr. Daniel Galafassi, eng. mec. Lucas Carneiro, eng. eletric. Genilson Pavão e eng. agr. Francisco Lira, tendo a assistência de Talita Machado e do procurador jurídico João de Carvalho.
    
 Por meio do site https://votaconfea.com.br, profissionais em situação regular com o Sistema poderão escolher os seguintes representantes, de 8 às 19h, no horário de Brasília:           
•    Presidente do Confea           
•    Presidentes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia (Creas)           
•    Conselheiro Federal e seu suplente representantes das Modalidades e dos Grupos/Categorias, nos seguintes estados: Espírito Santo (Agronomia); Goiás (Elétrica); Pernambuco (Agronomia); Rio Grande do Norte (Civil); São Paulo (Industrial)           
•    Conselheiro Federal representante de Instituições de Ensino Superior pertencente ao Grupo Engenharia           
•    Diretores Gerais e Diretores Administrativos das Caixas de Assistência dos profissionais dos Creas ("Mútuas Regionais")

Chaves criptográficas

Segundo vídeo publicado pela empresa responsável pelo sistema de votação, a Webvoto, haverá uma chave privada e uma chave pública. “A chave privada gerada ficará em posse apenas da comissão eleitoral e será utilizada ao final da eleição no momento da apuração, enquanto a chave pública será utilizada para encriptar o voto. Com a chave gerada, é realizada uma apuração prévia da eleição para garantir que não há votos armazenados no sistema”. Tal como na eleição promovida pela Justiça Eleitoral, esse procedimento é conhecido como “emissão da zerézima”, conforme explica a assistente da CEF, Talita Machado. “Certifica-se que não há nenhum voto computado no sistema. Esses procedimentos visam dar início à eleição que vai ser no dia seguinte, de 8 às 19h”, destaca. 

Coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira, ao lado do conselheiro federal e membro da comissão eng. mec. Lucas Carneiro (à esq), durante a Janela da Transparência
Coordenador da CEF, eng. civ. Daltro Pereira, ao lado do conselheiro federal e membro da comissão eng. mec. Lucas Carneiro (à esq), durante a Janela da Transparência

Em momento subsequente à votação, cuja dinâmica tecnológica é descrita mais abaixo, a “encriptação” dos votos é assinada com um certificado ICP Brasil, garantindo o processamento do voto pela empresa do sistema de votação. Em seguida, com o uso da chave privada do servidor, a intenção do voto é assinada novamente por um certificado digital efêmero do servidor responsável pelo processamento daquele voto, “tornando impossível a inclusão de votos que não passaram por servidores auditados no banco de dados”. A intenção de votos fica armazenada em uma estrutura de dados que simula uma urna física, embaralhando-a para evitar a preservação da ordem cronológica dos votos.            

Ao final da eleição, mediante o uso das chaves públicas do servidor, é possível assegurar a origem e integridade dos votos, uma vez que apenas votos assinados digitalmente por servidores autorizados serão validados. “Por fim, a comissão eleitoral fornece a chave privada gerada na cerimônia de criação de chaves para decriptar as intenções e computá-las, realizando assim a apuração dos votos”. Após a checagem e decriptação dos votos, o resultado é emitido através de um documento PDF, que também é assinado digitalmente.

Portanto, ressalta Talita Machado, na cerimônia de criação das chaves criptográficas, o sistema de votação gera uma chave que vai ser usada somente junto com uma chave privada, a chave que a CEF vai gerar, sem a qual não é possível fazer a apuração. “Como durante a Janela da Transparência, para essa cerimônia de criação de chaves, vão ser abertos um link pelo Teams e uma transmissão pelo YouTube. No dia da eleição, a CEF se reúne para fazer a apuração, colocando a chave privada no ambiente do sistema de votação junto à chave pública”, descreve o coordenador da CEF.

Procedimentos para o Dia da Eleição           
Ainda conforme explica o vídeo da eleição, o primeiro passo para participar da votação é a autenticação do eleitor, através de certificado digital e em nuvem ou Pin, enviado por e-mail ou SMS cadastrados. “Após a entrada no sistema, os eleitores realizam e confirmam suas escolhas. O voto é encriptado com o uso da chave pública gerada na cerimônia”, descreve a Webvoto. 

 

O material destaca ainda que, além do voto encriptado, todas as informações trocadas entre o navegador d usuário e os servidores da Webvoto são encriptadas usando o protocolo TLS. “A referida tecnologia possui a finalidade de oferecer segurança, privacidade e integridade dos dados em comunicações pela internet”, diz o gerente de Tecnologia da Informação do Confea, Rodrigo Borges, ratificando que “antes de serem armazenadas, as informações da identificação do eleitor e as intenções de voto são separadas, impedindo sua associação”. Com a informação do eleitor, é gerado o comprovante de votação e criada uma marca no banco de dados que impede que um participante realize mais de um voto na eleição.

Henrique Nunes          
Equipe de Comunicação do Confea          

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: