Notícia

Vinicius Marchese é o primeiro presidente do Confea eleito pela internet


Vinicius Marchese foi eleito com 62,9 mil votos . Créditos: Arquivo Confea

O ano em que o Confea celebra seu 90º aniversário é marcado também pela primeira eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua pela internet. Nesta sexta-feira (17/11), os profissionais tiveram a oportunidade de exercer seu direito de voto por meio de dispositivos como celular, tablet ou computador, utilizando o site www.votaconfea.com.br. Ao todo foram 88 cargos escolhidos pela internet, já que os Creas deverão eleger o diretor financeiro de cada Mútua Regional até o dia 3 de dezembro. O pleito alcançou uma participação recorde com 141.784 eleitores, representando 19,17% do total de um universo de 739.428 habilitados para exercer o direito de voto.

Para presidir o Confea de 2024 a 2026 foi eleito Vinicius Marchese com 62,9 mil votos (44,39%). Nascido em Mogi-Guaçu (SP), o engenheiro de telecomunicações Vinicius Marchese Marinelli é especialista em Inovação e Gestão de Negócios, atuando como gestor de empresas e empreendedor. Tendo sido cofundador do Crea Jovem, aos 23 anos, diretor administrativo por dois mandatos e conselheiro do Crea-SP, entre 2009 e 2014, foi eleito em 2016 como presidente mais jovem do regional, aos 32 anos, e reeleito em 2021. Com formação política pelo RenovaBR, concluída em 2022, é suplente de deputado federal pelo estado de São Paulo.  

Graduado em Engenheira de Telecomunicações pela Universidade de Taubaté – Unitau, Vinicius Marchese é especialista em Redes e Sistema pela Universidade Presbiteriana Machenzie, em Gestão de Negócios pela Dublin Business School, da Irlanda, além de pós-graduado em Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias pela Unesp/Univesp. Atualmente, é mestrando em Cidades Inteligentes e Sustentáveis pela Uninove. 

A atuação com foco na inovação, comunicação, desenvolvimento sustentável e economia criativa dão sustentação para a defesa da transformação digital e de mudanças de cultura para uma gestão eficaz como presidente do Confea. Essa modernização é pleiteada como marca de sua gestão à frente do Crea-SP.

 

Participação recorde  
O presidente em exercício do Confea, eng. eletric. Evânio Nicoleit, abriu a apuração agradecendo a participação dos mais de 140 mil votantes. “Foi um processo legítimo, seguro e transparente neste dia que ficará registrado como uma grande evolução desde as eleições de 2020, quando alcançamos um recorde de votantes”, comentou.

Evânio Nicoleit

 

O coordenador da Comissão Eleitoral Federal (CEF), eng. civ. Daltro Pereira, também ressaltou a expressiva participação dos profissionais neste 17 de novembro. “Foi um processo tranquilo e democrático com um número de eleitores que superou a expectativa, que já era grande”, pontuou.

No comparativo entre 2020, quando as eleições foram presenciais, e 2023, o número de votantes saltou de 62.289 para 141.784, registrando um crescimento de 128%. Já os recursos financeiros investidos foram reduzidos de R$ 3,5 milhões para R$ 705 mil, tendo o custo per capita do voto reduzido em 91%. “É um fato, é notório que as eleições pela rede mundial de computadores é o futuro”, frisou Daltro.

Daltro Pereira

 

Essa tendência de votação online é justificada pela acessibilidade e pelo custo, como observou o CEO da empresa de auditoria The Perfect Link, que tem larga experiência em pleitos de Conselhos Profissionais. Fernando Barreira avaliou ainda o trabalho executado nesta sexta-feira. “O sistema esteve disponível 100% do tempo para o eleitor e o tempo de resposta foi de 0,14 milissegundos, um tempo baixíssimo. Não tivemos nenhum tipo de intercorrência e tentativa de invasão”, relatou.

Fernando Barreira

 

O diretor da empresa responsável pelo sistema de votação reforçou o êxito do processo. “A CEF foi sempre clara e tranquila e isso contribuiu para que a eleição fosse o sucesso que foi”, afirmou Alexandre Ross Swioklo, da Webvoto.

Alexandre Swioklo

 

Confira o mapa de apuração da eleição geral do Sistema Confea/Crea e Mútua. O prazo para homologação do resultado é no dia 15 de dezembro, que coincide com a última sessão plenária do ano. 

Saiba quem vai presidir os Creas nos próximos anos aqui.

 

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: