Notícia

Confea reúne Creas para compartilhar boas práticas de licitação


A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021) é o tema do encontro . Créditos: Marck Castro/Confea

Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei n° 14.133/2021) foi promulgada há dois anos e sua plena vigência ocorrerá a partir de 1º de janeiro de 2024. Com foco no novo ordenamento jurídico, o Confea realiza o 3º Encontro Nacional de Licitação e Contratos do Sistema Confea/Crea e Mútua (Enlic) nestes 27 e 28 de novembro, em Brasília (DF).

A proposta é reunir representantes dos 27 Creas e da Mútua para esclarecer dúvidas e compartilhar boas práticas na aplicação da legislação, como ressaltou o gerente de Contratações do Federal, Walace Ferreguetti, na abertura da agenda. “Espero que cada um receba e compartilhe conhecimentos”, incentivou, frisando que a troca de experiências e a apresentação de casos concretos irão tratar das especificidades do Sistema no contexto de aplicação da nova lei.  

Abertura do 3º Enlic em Brasília (DF)

 

Com programação de dois dias, o encontro terá exposição de casos concretos sobre Plano de Contratações Anual (Crea-GO); processo de transição e apresentação de documentos (Crea-MG); compra direta e agente de contratação (Crea-PE); e compras compartilhadas (Crea-SC). Ao final, a gerente de Planejamento e Gestão do Confea irá dialogar com os participantes.

O tema planejamento, inclusive, foi apontado pelos representantes dos Creas como “uma das maiores dores” identificadas no processo de implantação da nova lei. Capacitação, tempo e conhecimento foram outros pontos destacados pelos participantes. “Então, o planejamento é o que mais precisamos trabalhar com eficácia”, sugeriu o gerente Walace que, na sequência, relembrou as orientações dadas, no 2º Enlic, pelo professor especialista Victor Aguiar Jardim de Amorim, que é coordenador do Comitê de Acompanhamento de Implementação da Nova Lei de Licitações no Senado Federal. “Para que a transição seja de forma correta, segundo Victor Amorim, são necessárias diretrizes de governança, estruturação do fluxo da fase preparatória, padronização de documentos de formalização de demanda, elaboração e atualização das minutas de editais e contratos, definição de procedimentos, estabelecimento de critérios para operacionalização da contratação direta, fixação de prazos para recebimento do objeto do contrato e prazos de vigência contratual e suas prorrogações”, recapitulou Walace.

Gerente de Contratações do Confea, Walace Ferreguetti

 

Implantação no Crea-GO   
A programação foi aberta com a experiência do Crea-GO, apresentada pela gestora do Departamento de Licitação, Tânia Teles, que falou da implantação e condução do Plano de Contratações Anual (PCA) no Regional. “Já publicamos o PCA de 2024 e vamos começar as contratações com base na nova lei. Este é um projeto que vem sendo sonhado e executado aos poucos pelo Crea-GO”, afirmou, citando o autor austríaco e pai da Administração: “O melhor plano é apenas um bom ponto de partida”.

Gestora do Departamento de Licitação do Crea-GO, Tânia Teles

 

A gestora chamou atenção do público para a importância do PCA enquanto ferramenta estratégica para gerenciar e planejar as necessidades de contração e aquisições ao longo de um ano fiscal. Entre os objetivos da ferramenta, segundo a palestrante, estão racionalizar contratações a fim de obter economia de escala, padronizar produtos e serviços, reduzir custos processuais, garantir alinhamento com o planejamento estratégico e outros instrumentos de governança e evitar fracionamento de despesas. Já os benefícios proporcionados pelo PCA são planejamento eficiente de recursos, transparência e governança, compliance com políticas e regulamentos e melhoria da gestão de riscos.

Ao falar sobre a fase de transição para a Lei n° 14.133/2021, Tânia comentou que o Crea-GO contratou consultoria para auxiliar no processo. “Com esse apoio, continuamos executando nossas atividades ao mesmo tempo”, disse. Em parceria com a empresa de assessoria, o Regional definiu prioridades e recebeu orientação para elaboração e implantação do PCA 2024 no sistema de Planejamento de Gerenciamento das Contratações Anual (PGC). Além disso, a consultoria auxiliou na confecção de documentos, como minutas e portaria de regulamentação da lei, as quais estão em fase de validação.

Paralelamente, foram promovidas oficinas sobre operacionalização do PCA e PGC, estudo técnico preliminar e análise de risco e elaboração de termo de referência. “Hoje está acontecendo a oficina de operacionalização do pregão eletrônico”, informou Tânia, sinalizando que a capacitação continua. “Também serão realizadas oficinas sobre operacionalização das dispensas eletrônicas, contração direta, dispensa e inexigibilidade de licitação, principais alterações da lei e sanções administrativas”, listou.

Programação acontece nos dias 27 e 28 de novembro

 

Todo esse trabalho começou em fevereiro de 2023 com elaboração e publicação da portaria do PCA. Em março, foi feito cadastramento das unidades regulamentares. No mês seguinte, o PCA de 2024 foi consolidado. Em novembro, a revisão do PGC foi aprovada e o PCA, publicado.Estão participando pelo CREA-RS, o gerente Administrativo, Leonardo da Costa Pereira, e a assessora no Núcleo Especial de Gerência Jurídica, Cristiane Gonzalez.

Para 2025, o planejamento já está pronto. Em janeiro próximo, serão escritos o Plano Setorial e os Planos de Trabalho. No mês posterior, será confeccionado o Plano Plurianual e preenchida a planilha que subsidiará o lançamento do PCA no sistema PGC. Entre abril e maio, o PCA será consolidado e aprovado. A revisão deste documento para adequação à proposta orçamentária e adequação ao orçamento aprovado para o ano-exercício será entre setembro e novembro. A publicação da versão final do PCA 2025 está prevista para novembro de 2024.

Julianna Curado    
Equipe de Comunicação do Confea   

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: