Notícia

Colégio de Presidentes valoriza o processo democrático do Sistema


Vinicius Marchese, presidente eleito do Confea. Créditos: Marck Castro/Confea

A 5ª reunião ordinária do Colégio de Presidentes teve início nesta quarta-feira (29/11), no Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu-PR.  

O período da manhã foi marcado pela celebração ao processo democrático do Sistema com as eleições de 17 de novembro. “Parabéns especialmente ao presidente eleito do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese. Conte com o Crea Paraná”, disse o presidente do Crea-PR, eng. civ. Ricardo Rocha, cumprimentando os candidatos eleitos, como o diretor administrativo e futuro presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, considerando ainda que a gestão do presidente Joel Krüger à frente do Federal honrou o Paraná.

O presidente do Confea encontra-se em missão junto à Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP), em Lisboa. Ele foi representando pelo conselheiro federal geol. Mário Cavalcanti, que também saudou o processo democrático do Sistema. A reunião contou com as participações do superintendente do Sebrae-PR, Vitor Tioqueta, e o secretário de Estado de Planejamento, Guto Silva.
 

cp_cef.jpg
Neemias Machado Barbosa, Carlos Xavier e Daltro Pereira


Coordenador adjunto do Crea-RO, o eng. ftal. Carlos Alberto Xavier, conduziu os informes, diante do atraso do voo do coordenador e presidente do Crea-PI, eng. agr. Ulisses Filho.  Pelo Confea, o conselheiro federal eng. agr. Cândido Carnaúba apresentou dados sobre o processo eleitoral do Sistema. “A eleição é um momento salutar do Sistema. Parabenizo todos os eleitos na pessoa da presidente reeleita do Crea-AL, eng. civ. Rosa Tenório. Tivemos um aumento de 128% na participação dos votantes e um custo per capta que reduziu bastante”, disse, parabenizando a condução da Comissão Eleitoral Federal, conduzida pelo conselheiro federal eng. civ. Daltro Pereira. Entre outros eventos, ele também apresentou dados sobre a 78ª Soea, em Gramado. 

Ao final dos informes, o presidente eleito do Confea destacou a importância da integração entre todos os eleitos à frente das atividades do Sistema. “Fomos eleitos e os processos serão de responsabilidade de todos nós”, disse Vinicius Marchese, parabenizando o legado do presidente Joel Krüger. “A responsabilidade de mudar para os nossos profissionais é de todos nós”, enfatizou. A reunião registrou diversas manifestações como a do presidente do Crea-CE, eng. civ. Emanuel Mota, saudando o processo democrático. 
 

cp_mutua.jpg
Francisco Almeida


“Fomos adversários momentâneos por alguns meses. Não somos inimigos”, disse o presidente da Mútua eng. agr. Francisco Almeida, cumprimentando o presidente eleito do Confea e a também candidata, presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có. Em seguida, apresentou dados sobre a gestão da entidade, agradecendo o apoio do diretor de Benefícios, eng. civ. Carlos Eduardo Vilhena. Ele apresentou dados da obra “O Futuro da Engenharia do Brasil”, fruto de uma pesquisa conduzida em 2019 pela Mútua. “Depois da implantação do Ead, aumentou demais a quantidade de profissionais que não se inscreveram no Conselho. São dados muito significativos que poderemos discutir junto ao MEC”, comentou. 

Uniformização
Presidente do Crea-BA, o engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, anfitrião da 79ª Soea, destacou a importância de todos os Creas trabalharem com um único sistema. “Há um desconhecimento do profissional com o Sistema. Tem uma grande falha na formação profissional. É uma deficiência das instituições de ensino”, disse, ressaltando que essa obrigação deveria ser das escolas de engenharia e informando que essa aproximação será um dos objetivos de seu segundo mandato. A exemplo dos colegas, elogiou o processo eleitoral eletrônico desenvolvido. “Parabéns por essa evolução do Conselho Federal. Foi um show”. E parabenizou o presidente eleito Vinicius Marchese. “Vamos fazer uma grande Soea em seu primeiro ano de mandato”.

“Sou do ramo empresarial. Foi realmente um ponto chave, uma mudança de concepção completa, vi um oceano de desafios nesses três anos. Tentamos colaborar ao máximo com várias questões. E gostaria de refletir com os presidentes a necessidade de mais entregas com mudanças de paradigmas. Para isso, o Confea precisa da conscientização de todos. Essa engrenagem só consegue girar se cada um fizer a sua parte”, comentou o conselheiro federal eng. eletric. e eng. eletron. Genílson Pavão, que também conclui seu mandato. “Precisamos ter unicidade dos sistemas, como no uso do SEI por todos”, ressaltou.

ABNT
No período da tarde, as lideranças aprovaram o contrato aditivo entre o Confea, os 27 Creas, a Mútua e a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Desde 2007 o Sistema Confea/Crea e Mútua possui parceria com a ABNT, que tem como objeto o acesso gratuito e com descontos mais expressivos das normas técnicas vigentes no acervo da ABNT e da Associação Mercosul de Normalização (AMN).

cp_crese.jpg
Jorge Roberto Silveira


Em seguida, o presidente do Crea-SE, eng. civ. Jorge Roberto Silveira, apresentou a preocupação do CP Nordeste em relação à Resolução 1037/2023, que dispõe sobre a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), o Acervo Técnico Profissional e o Acervo Técnico-Operacional, e dá outras providências. A coordenadora de análise técnica do Crea-PE, Maristela Portela, compartilhou alguns anseios dos Regionais: “Precisamos do manual de aplicação da resolução, um parecer sobre a lei de licitação e o que está disposto na resolução, além de um seminário nacional, já que janeiro de 2024 haverá um grande volume de licitações, como ocorre anualmente”, disse Portela. Na ocasião, o GT da Resolução 1037/2023 apresentou um manual que propõe a padronização da operacionalização da norma, incluindo a retomada da ART complementar. Na sexta-feira (1º), os presidentes voltarão a discutir o relatório do GT da Resolução 1037 e as propostas sugeridas.
 

cp_gabi.jpg
Renato Barros e Luiz Antonio Rossafa 


Além disso, como parte dos esforços para modernizar e otimizar os processos do Sistema, o superintendente de Estratégia e Gestão (SEG), Renato Barros, anunciou - durante a reunião - a implementação do sistema de votação eletrônica do Colégio de Presidentes (CP), destacando que certamente agilizará as votações e registros do fórum. O assessor da SEG, Bruno Taves, explicou detalhes do sistema, que permite o acesso à pauta com os respectivos processos, além da funcionalidade de realizar a votação. Por fim, o assessor do Colégio de Presidentes, Renato Lisboa, complementou: “A secretaria do CP ficará responsável pela gestão do conteúdo, além disso o sistema apresenta várias vantagens, como a eliminação de papel e o fato de pode ser utilizado inclusive pelos Regionais nas plenárias”.

Fernanda Pimentel e Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Plenário aprova Plano de Comunicação e Política de Patrocínio

Imagem de exemplo

Em 2025, Soea será em Vitória (ES)

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: