Noventa e seis conselheiros presentes à Plenária nº 1.850

1º vice-presidente Engenheiro Agrônomo Matheus Piato coordenou a reunião. Créditos: Arquivo CREA-RS

Conduzida pelo 1º vice-presidente do CREA-RS, o Engenheiro Agrônomo Matheus Piato, 96 conselheiros, 49 de modo presencial e 47 no modo remoto, reuniram-se na Sessão Plenária nº 1.850. O evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (25) na sede do Cremers em Porto Alegre.

Piato, que foi eleito em primeiro mandato na diretoria, agradeceu o apoio dos conselheiros. “Esta é a primeira Plenária que conduzo e aproveito para dizer que seremos, junto ao Eng. Eduardo Souto (2º vice), os representantes dos conselheiros na diretoria, defendendo todas as demandas das Câmaras com ética e dentro dos preceitos da legislação que rege nosso Conselho.”

O presidente do Cremers, Eduardo Neubarth Trindade, ressaltou o prazer em ceder o espaço para as Plenárias do CREA-RS. “Essa parceria entre os conselhos das profissões regulamentadas é de grande importância. Tenho uma relação muito boa com a presidente Nanci, desde seu primeiro mandato, então saibam que o Conselho Regional de Medicina está sempre de portas abertas para recebê-los.”

Participando direto de Brasília, a diretora geral da Mútua-RS, Eng. Agr. Andrea Brondani, falou sobre o início dos trabalhos do ano na Caixa de Assistência, ressaltando os auxílios já disponibilizados aos profissionais associados, principalmente aos afetados pelas questões climáticas que abateram o estado. “Temos situações drásticas e a mutua está fazendo um grande esforço para auxiliar aos profissionais do Rio Grande do Sul”, relatou.

Também teve a palavra o coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-RS), Engenheiro Civil e Segurança Trabalho Alex Gabbato. “Estaremos dando sequência, nestes próximos dois anos, do nosso trabalho de representantes na diretoria do nosso colegiado de entidades de classe junto ao coordenador-adjunto Leo Azeredo. Tivemos nossa primeira reunião em 11 de janeiro quando definimos as ações e o calendário de trabalho deste ano, sempre com foco na melhoria dos repassas às entidades.”

Pauta

Compuseram a pauta da Plenária, além do relato de dois processos, com uma aprovação e um pedido de vista, a votação da adesão do Conselho ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea/Mútua – Prodesu; apresentação da nominata de conselheiros indicados pelas Câmaras Especializadas para comporem as Comissões Permanentes; homologação dos nomes dos coordenadores e coordenadores-adjuntos das Câmaras, a eleição dos representantes do Plenário nas Especializadas, finalizando com a votação do calendário de reuniões para o exercício e a aprovação da proposta de realização da 3º Edição do Programa de Interiorização do CREA-RS, a ocorrerem em Camaquã e Torres.