Confea fortalece parceria com países de língua portuguesa e castelhana

Créditos: Yago Brito/Confea

Em março, lideranças do Confea irão marcar presença em agendas na Europa com foco nos interesses dos profissionais da engenharia. Entre os dias 1º e 4, uma missão representativa irá participar da 1ª Cimeira Bilateral Ordem dos Engenheiros de Portugal (OEP) e Confea. O encontro irá discutir “O termo de reciprocidade e o exercício da profissão de engenheiro em Portugal” e também irá celebrar o Dia Mundial da Engenharia (4/3).

Realizados pela OEP, os eventos irão fortalecer o relacionamento institucional entre as organizações, a partir de debates sobre tecnologias, políticas de cooperação multilateral, meio ambiente e desenvolvimento sustentável. Espera-se, portanto, fomentar o desenvolvimento dos países de língua portuguesa. Além disso, a agenda cumpre o combinado na Cimeira Bilateral de novembro passado: que a retomada das discussões sobre a consolidação, em um único documento, do termo de reciprocidade e seus aditivos, seria na primeira reunião de 2024. Saiba mais sobre a cooperação entre Confea e OEP que permite a profissionais de engenharia brasileiros e portugueses requererem o registro recíproco.

Para esse compromisso que será nas cidades de Fátima e Lisboa, irão o presidente do Confea, um representante do Colégio de Presidentes a ser indicado, os conselheiros federais eng. civ. Joel Krüger e eng. eletric. Marcos Drago, além de um empregado do Conselho, conforme aprovado durante a Sessão Plenária nº 1664, nesta sexta-feira (26/1).

Já no período de 6 a 8 do mesmo mês, os representantes do Sistema irão participar do 15º Encontro do Conselho das Associações Profissionais de Engenheiros Civis dos Países de Língua Portuguesa e Castelhana (CECPC-CICPC), em Valência, na Espanha.

De acordo com a Comissão de Articulação Institucional do Sistema (Cais), a participação no evento será uma oportunidade para aproximar o Confea de entidades de diversos países. Isso porque o CECPC-CICPC congrega conselhos e ordens profissionais de engenheiros civis de 26 nações e tem como principais compromissos: a satisfação das necessidades básicas e melhoria das condições de vida das populações; a globalização e o reconhecimento das competências dos engenheiros civis; e a formação contínua para manutenção de competências desses profissionais. Os conselheiros eng. civ. Joel Krüger e Neemias Barbosa e um empregado do Conselho irão acompanhar o presidente do Confea e um representante do fórum de Presidentes de Creas nesta agenda.

Integração
Na parte da manhã, o plenário aprovou os convites para que representantes das coordenadorias nacionais de câmaras especializadas e da Coordenadoria Nacional de Comissões de Ética dos Crea participem de sessões plenárias, de abril a julho deste ano, conforme o seguinte calendário: Engenharia Química e Engenharia Civil, sessões plenárias de março; Engenharia de Segurança do Trabalho e Comissões de Ética, abril; Engenharia Florestal e Engenharia de Agrimensura, maio; Engenharia Industrial e Geologia e Engenharia de Minas, junho; e Engenharia Elétrica e Agronomia, julho.

Henrique Nunes e Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea