Operação Verão: Segurança em Espaços de Lazer e Eventos

Operação assegura que as manutenções e inspeções dos brinquedos e equipamentos sejam conduzidas por profissionais e empresas habilitados. Créditos: Arquivo CREA-RS

A Operação Verão, uma iniciativa do CREA-RS, cobre todo o Estado com o objetivo de promover a segurança e o bem-estar da população em balneários, clubes sociais, parques aquáticos e de aventura, além de eventos temporários. A ênfase está na supervisão para que esses locais operem conforme os padrões de segurança, por meio de manutenção técnica qualificada.

Essencialmente, a operação visa assegurar que as manutenções e inspeções dos brinquedos e equipamentos sejam conduzidas por profissionais e empresas devidamente habilitados. Isso contribui para a manutenção da integridade física dos usuários e para a aderência às normas de segurança em vigor, sem, no entanto, garantir a segurança de forma absoluta.

Um exemplo prático da operação foi a inspeção realizada em 24 de janeiro pelo agente fiscal Kassius Rafael Kolling na Sociedade Esportiva e Recreativa Cisne, em Santa Rosa. Na ocasião, foram observados 13 serviços sob responsabilidade técnica de profissionais do Sistema Confea/Crea, incluindo a inspeção de brinquedos, como pedalinhos, elaboração de laudos técnicos, testes de estanqueidade em instalações e redes de gás, avaliação de estruturas, projeto e montagem de estruturas metálicas, supervisão de limpeza e tratamento de água de piscinas, e a elaboração do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI). Tais atividades evidenciam o compromisso do CREA-RS com a supervisão da habilitação legal dos profissionais envolvidos, fundamental para a promoção de um ambiente mais seguro para todos.