Notícia

Frente de Valorização Profissional e do salário mínimo recebe 142 denúncias no primeiro dia de funcionamento

Créditos: Arquivo CREA-RS

Lançada na última quarta-feira, 31/1, a Frente de Valorização Profissional e do salário mínimo já colheu 142 denúncias de profissionais e integrantes da sociedade que se cadastraram no site confeavaloriza.com.br e reportaram casos de editais de concursos públicos em que os salários propostos para as vagas de Engenharia, Agronomia e demais profissões do Sistema Confea/Crea e Mútua não cumprem o mínimo profissional estabelecido pela Lei nº 4950-A/1966.

“Estamos buscando caminhos para que, primeiro, os profissionais enxerguem valor no seu conselho profissional e também para que a sociedade entenda a importância de técnicos à frente de projetos que contribuam com o desenvolvimento do país. A nova plataforma é uma primeira ação. O próximo passo é continuar a aproximação com agentes políticos para que a gente possa tirar do papel leis fundamentais para o fortalecimento da nossa profissão”, afirma o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese.

Veja o passo a passo sobre como cadastrar uma denúncia:

A partir do momento em que o Confea recebe a denúncia, a equipe jurídica estuda o documento e, confirmada a irregularidade, é dada a entrada nas medidas judiciais cabíveis. As denúncias podem ser anônimas, mas o denunciante que fornecer os seus dados vai receber por e-mail atualizações referentes à sua denúncia. No site, há disponibilizado, ainda, um mapa interativo por meio do qual é possível saber quantas ações estão em andamento em cada estado.