Montagem dos carnavais de Porto Alegre e Uruguaiana recebe fiscalização

Complexo Cultural Porto Seco recebeu a equipe de fiscalização do CREA-RS . Créditos: Arquivo CREA-RS

Uma das festas mais tradicionais do Brasil, o Carnaval movimenta milhares de pessoas e fomenta a economia de norte a sul. No Rio Grande de Sul, vários municípios realizam seus desfiles e festas de rua onde o CREA-RS se faz presente a responsabilidade profissional na montagem dos eventos.

Nesta semana, os carnavais de Porto Alegre e Uruguaiana receberam equipes de fiscalização do Conselho. Nos locais são verificadas as ARTs dos carros alegóricos, camarotes, banheiros químicos, pista, instalações elétricas, sonorização, estruturas das arquibancadas móveis, carros alegóricos, geradores de energia, entre outros.

Porto Alegre

Na capital, o palco dos desfiles das escolas de samba, o Complexo Cultural Porto Seco, na zona norte da cidade, foi fiscalizado na tarde desta quinta-feira (08). O local receberá 19 escolas apresentando seu trabalho a um público estimado de 12 mil pessoas nos dias 23 e 24 de janeiro.

Um dos maiores eventos que acontecem na cidade, o Carnaval de Uruguaiana reunirá em torno de 80 mil pessoas com o desfila das escolas de samba na avenida Presidente Vargas entre os dias 29 de fevereiro e 02 de março. A equipe de fiscalização esteve no local, também, nesta quinta-feira (08).

Participaram da ação, o gerente de Fiscalização, Eng. Plast. Luis Sidnei Barbosa Machado; os inspetores secretário e tesoureiro da Inspetoria de Porto Alegre, o Eng. Civ. Alfredo Kuhn Pfeifer e Eng. Agr. Fábio Borges Fanfa; o supervisor de Fiscalização Pedro Ost; e a agente fiscal Fernanda Sfoggia Delavi.

“Está é a maior festa das culturas populares no município, onde a prefeitura é a realizadora juntamente com as ligas das escolas de samba, então temos um sério compromisso de criar uma estruturação para receber escolas que passam aqui na avenida. É uma cidade que se monta aqui no complexo do porto seco com muita responsabilidade”, explicou a presidente da Comissão Municipal do Carnaval e Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, que acompanhou a equipe do Conselho.

Ela destacou, ainda, a importância da fiscalização dos barracões, dos carros alegóricos e da avenida “para que esta estruturação tenha a responsabilidade técnica necessária e, assim,  recebermos os carnavalescos que irão desfilar e também a comunidade que usa este espaço também como pertencimento cultural”.

Uruguaiana

Um dos maiores eventos que acontecem na cidade, o Carnaval de Uruguaiana reunirá em torno de 80 mil pessoas com o desfila das escolas de samba na avenida Presidente Vargas entre os dias 29 de janeiro e 02 de março. A equipe de fiscalização esteve no local, também, nesta quinta-feira (08). Ação foi realizada pelo agente fiscal da Inspetoria de Santiago, Paulo Ricardo Fernandes de Oliveira.