
1º Diálogo de Transição Energética Justa no RS reúne entidades do setor e governo no Instituto Caldeira

Créditos: Arquivo CREA-RS
O CREA-RS foi uma das entidades presentes ao 1º Diálogo de Transição Energética Justa no RS e o Patrimônio Mineral Gaúcho que ocupou o Instituto Caldeira, em Porto Alegre, na manhã desta quinta-feira.
A presidente Eng. Amb. Nanci Walter participou do encontro que teve como foco o futuro da indústria do carvão mineral no RS com a meta assumida pelo Brasil e pelo estado de neutralizar os gases de efeito estufa até 2050.
A necessidade da conversão energética para fontes renováveis, conservando empregos do setor carbonífero e garantindo a segurança energética, representantes do Governo do Estado, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Federação das Indústrias do RS (Fiergs) e a Associação Brasileira do Carbono Sustentável (ABCS) falaram sobre as estratégias ao desafio imposto.
O evento também foi palco da assinatura de convênio entre a Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina e o Instituto Caldeira de fomento ao desenvolvimento de novos negócios nas regiões mineiras, com foco em programas e ações voltados para uma transição energética justa e inclusiva.
